Estudo fenomenológico do ensino-aprendizagem na escola noturna

casuística de evasão e repetência

Autores

  • Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

Palavras-chave:

Educação, Teoria fenomenológico-existencial, Ensino aprendizagem

Resumo

Estudo de orientação teórica fenomenológico-existencial da relação ensino-aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso/descompromisso da Instituição escolar, para com o projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análise de experiências de ensino aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de ltuiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 (vinte) alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino-aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do alunei-trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência.

Palavras-chave: Educação; Teoria fenomenológico-existencial; Ensino aprendizagem.

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Publicado

2008-10-15

Como Citar

RIBEIRO, B. de O. L. Estudo fenomenológico do ensino-aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 285, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/943. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações