A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social:

apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda

Autores

  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167

Palavras-chave:

Surdos, Intelectuais, Discurso acadêmico, Ativismo Social

Resumo

A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda

Resumo: Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno.

Palavras-chave: Surdos. Intelectuais. Discurso acadêmico. Ativismo social.

A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda

Abstract: This study reflects on a kind of academic production that is mixed with social, political and militant action: the academic production undertaken by deaf individuals in stricto-sensu post-graduation courses. Being understood as representative of an emerging model of scientific rationality, this academic production has the distinctiveness of being selfreferenceable and, to some extent, autobiographical. Focusing on the tension established between academic and activist discourses, this study sheds light on a social and academic fact that is notably postmodern.

Keywords: Deaf. Intellectuals. Academic discourse. Social activism.

Apoio/fomento: FAPEMIG

Data de registro: 25/04/2013

Data de aceite: 20/11/2013

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Estudos Linguísticos (linguística do texto e do discurso) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Referências

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1992.

FOUCAULT, M. Microfisica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2004

GOMES, N. Intelectuais negros e a produção de conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, B. S.; MENEZES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 492-518.

GONÇALVES, M. B. Boaventura de Sousa Santos e a Pós-Modernidade de Contestação: algumas notações marxistas. AURORA, ano V, n. 8, p. 1-17. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/aurora/article/view/1265/1125>. Acesso em: 19 out. 2012.LANE, H. L. Do deaf people have a disability? Sign Language Studies, Washington, v. 2, n. 4, p. 356-378, 2002. https://doi.org/10.36311/1982-8004.2011.v4n2.1265

MAMA, Amina. Será ético estudar a África? Considerações preliminares sobre pesquisa acadêmica e liberdade. In: SANTOS, B. S. MENEZES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 603-637.

REZENDE, P. L. F.; REZENDE JR, F. F. Os surdos nos rastros da sua intelectualidade específica. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. (Org.). Estudos Surdos. 1. ed. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007. v. II, p. 190-211. Disponível em: <http://editora-arara-azul.com.br/ParteB.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2010.

RIBEIRO, R. J. O cientista e o intelectual. In: NOVAES, A. (Org.). O silêncio dos intelectuais. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 137-150.

SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 13. ed. Porto: Afrontamento, 2005.

TEIXEIRA, A. S. Educação e o mundo moderno. 2. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1974.

VILHALVA, S. Trajetória política dos surdos no Brasil: aprovação em concursos públicos e pós-graduação: Mestrado e Doutorado antes e depois da Lei 1.0436/2002 e do Decreto 5.626/2005. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS, 11.; SEMINÁRIO NACIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS, 17. 2010. Rio de Janeiro. Anais do Congresso. Edição: Instituto Nacional de educação de Surdos, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2012.

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

RIBEIRO, M. C. M. de A. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 55, p. 149–167, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578. Acesso em: 22 nov. 2024.