A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social:

apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda

Autores

  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167

Palavras-chave:

Surdos, Intelectuais, Discurso acadêmico, Ativismo Social

Resumo

A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda

Resumo: Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno.

Palavras-chave: Surdos. Intelectuais. Discurso acadêmico. Ativismo social.

A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda

Abstract: This study reflects on a kind of academic production that is mixed with social, political and militant action: the academic production undertaken by deaf individuals in stricto-sensu post-graduation courses. Being understood as representative of an emerging model of scientific rationality, this academic production has the distinctiveness of being selfreferenceable and, to some extent, autobiographical. Focusing on the tension established between academic and activist discourses, this study sheds light on a social and academic fact that is notably postmodern.

Keywords: Deaf. Intellectuals. Academic discourse. Social activism.

Apoio/fomento: FAPEMIG

Data de registro: 25/04/2013

Data de aceite: 20/11/2013

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Biografia do Autor

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Estudos Linguísticos (linguística do texto e do discurso) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. 

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Publicado

2014-09-22

Como Citar

RIBEIRO, M. C. M. de A. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 55, p. 149–167, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578. Acesso em: 29 out. 2024.