Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p199a223

Palavras-chave:

Políticas de currículo. Estado. Governamentalidade. Michel Foucault.

Resumo

*Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Apoio: CNPq

Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo

Resumo: No presente ensaio mapearemos as contribuições teóricas dos estudos sobre a governamentalidade para o estudo das políticas de currículo contemporâneas. Nossa intenção está em posicionar o pensamento de Michel Foucault no interior de uma reflexão crítica sobre o Estado e as práticas de governo modernas, na qual as verdades são permanentemente redescritas e abrem-se a novas intervenções na vida social. Atribuiremos ênfase a quatro tópicos que consideramos centrais para o objetivo a que nos propomos. O reconhecimento do Estado como um conjunto de práticas, o entendimento de que tais práticas mobilizam estratégias de administração das subjetividades, a compreensão do neoliberalismo como um modo de vida contemporâneo e a necessidade política de produção de "contracondutas" são as questões a serem aprofundadas criticamente. Posicionaremos o pensamento foucaultiano sobre a governamentalidade como uma plataforma de trabalho para nossas hipóteses sobre o estudo contemporâneo das políticas de currículo.

Palavras-chave: Políticas de currículo. Estado. Governamentalidade. Michel Foucault.

Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo

Abstract: In this essay, mapping the theoretical contributions of governmentality studies for the study of contemporary curriculum policy. Our intention is to position the thought of Michel Foucault within a critical reflection on the state and practice of modern government, in which truths are redescribed and permanently open to new interventions in social life. Assign emphasis to four topics that we consider central to the goal we set ourselves. The recognition of the state as a set of practices, the understanding that such practices mobilize management strategies of subjectivities understanding of neoliberalism as a contemporary way of life and the political necessity of producing "contracondutas" are the issues to be further critically. Will position the Foucault's thinking on governmentality as a work platform for our hypotheses about the contemporary study of curriculum policy.

Keywords: Curriculum policy. State. Governmentality. Michel Foucault.

Data de registro: 18/05/2013

Data de aceite: 23/07/2014

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Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). E-mail: robertoddsilva@yahoo.com.br

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Publicado

2016-03-17

Como Citar

SILVA, R. R. D. da. Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 199–223, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p199a223. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22731. Acesso em: 26 jul. 2024.