GILES, Thomas Ransom. A filosofia e as ciências exatas ou naturais. São Paulo, E. P. U., 1995. 73 p

Autores

  • Rafael Cordeiro Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-940

Palavras-chave:

Filosofia, Ciências exatas ou naturais, Ciências do ser humano

Resumo

"Todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer." Esta frase de Aristóteles, escrita há mais de dois anos, resume a essência distintiva da espécie humana em relação às demais espécies animais. Conhecimento significa, no nosso contexto, as diversas formas de apreender o mundo e conferir sentido a ele, seja pela ciência, pela arte ou pela filosofia. 

Uma das realizações mais bem sucedidas do gênero humano é a construção do saber científico. A ciência, entendida enquanto ciência da natureza, parece progredir tanto e tão rapidamente, que as suas realizações despertam a curiosidade reflexiva daqueles que não estão envolvidos diretamente com o fazer científico. Sob este aspecto, a filosofia se volta para a ciência no sentido de compreendê-la, tentando compreender também a natureza, o significado, a extensão e o alcance que esta representa para o gênero humano. Tal é a proposta do livro introdutório de Thomas Ransom Giles, A filosofia e as ciências exatas ou naturais.

O livro divide-se em seis capítulos. No capítulo 1 - A filosofia e as ciências do ser humano - o autor procura mostrar que não existe um hiato entre a compreensão filosófica e as diversas ciências do ser humano, entendidas como campos do conhecimento construídos pelo homem. Aponta igualmente "para a necessidade de uma colaboração estreita entre o cientista e o filósofo" (p. 11), não se esquecendo, entretanto, que a independência entre esses campos deve ser mantida, já que, historicamente, as ciências alcançaram maturidade metodológica e conceitual suficiente para caminharem por seus próprios fundamentos.

Palavras-chave: filosofia; ciências exatas ou naturais; ciências do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Cordeiro Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

GILES, Thomas Ransom. A filosofia e as ciências exatas ou naturais. São Paulo, E. P. U., 1995. 73 p.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

SILVA, R. C. GILES, Thomas Ransom. A filosofia e as ciências exatas ou naturais. São Paulo, E. P. U., 1995. 73 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 279–283, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-940. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/940. Acesso em: 3 mar. 2024.