O Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63135Palavras-chave:
Trabalho, Reprodução, EducaçãoResumo
Resumo: Tomando o pensamento lukacsiano, podemos afirmar que as distorções que se apresentam no trabalho refletem diretamente nos atos reprodutivos do homem, na sua sociabilidade. Portanto, todas as categorias da superestrutura ficam comprometidas, inclusive a educação, visto que o espelhamento da realidade estará fundamentado na exploração promovida pelo capital. Partindo dessas considerações o presente artigo objetiva mostrar como o duplo aspecto da reprodução também se reflete na educação. Para tanto tomamos o pensamento do filósofo György Lukács, a partir da sua obra Ontologia do Ser Social, demonstrando ainda que essa dupla face pode ser relacionada à tematização de Saviani em relação às Teorias Não-Críticas, Teorias Crítico-Reprodutivistas e à Pedagogia Histórico-Crítica. Em nossas conclusões afirmamos que a educação no sentido omnilateral, correspondente à face positiva da reprodução, sendo uma das alternativas viáveis para a mudança do estado atual de coisas.
Palavras-chave: Trabalho; Reprodução; Educação.
The double aspect of reproduction and its influence on education
Abstract: Taking lukacsian thought, we can say that the distortions that appear at work reflect directly on the reproductive acts of man, on his sociability. Therefore, all categories of the superstructure are compromised, including the education, since the mirroring of reality will be based on the exploration promoted by capital. From these considerations the present article aims to show how the double aspect of reproduction is also reflected in education. For this we take the thought of the philosopher György Lukács, from his work Ontology of the Social Being, further demonstrating that this double face can be related to Saviani's thematization in relation to Non-Critical Theories, Critical-Reproductive Theories and Pedagogy Historical-Criticism. In our conclusions we affirm state that education in the omnilateral sense, corresponding to the positive face of reproduction, is one of the viable alternatives for changing the current state of things.
Key-words: Work; Reproduction; Education.
Le double aspect de la reproduction et son influence en education
Résumé: Selon la pensée lukacsienne, nous pouvons affirmer que les distorsions existantes dans le travail influent directement sur les actes de reproduction de l’homme, sur sa sociabilité. Par conséquent, toutes les catégories de la superstructure sont compromises, notamment l’éducation, puisque le reflet de la réalité sera fondé sur l’exploitation promue par le capital. A partir de ces considérations, le présent article cherche à montrer comment le double aspect de la reproduction se reflète également en éducation. Pour ce faire, nous nous référons à la pensée du philosophe György Lukács, dans son œuvre L’ontologie de l’être social, en démontrant de même que cette double face peut être mise en relation avec la conceptualisation de Saviani, à propos des Théories non critiques, des Théories reproductivistes critiques et de sa Pédagogie historique-critique. Nous affirmons, pour conclure, que l’éducation en un sens omnilatéral correspond à la face positive de la reproduction, ce qui en fait une des alternatives viables en vue du changement de l’état actuel des choses.
Mots clés: Travail; Reproduction; Education.
Data de registro: 07/09/2021
Data de aceite: 19/01/2022
Downloads
Referências
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social 2. Trad. Nélio Schneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Manuscritos económico-filosóficos de 1844. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1989.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Tradução de Régis Barbosa e Flávio R. Kothe. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. (v. 1, t. 1).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (Feuerbach). Tradução de José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1984.
PINHEIRO, Víctor Moita; NOBRE LOPES, Fátima Maria; SILVA FILHO, Adauto Lopes. O funcionalismo no âmbito do trabalho docente no contexto das teorias não críticas. In: SILVA FILHO, Adauto Lopes; NOBRE LOPES, Fátima Maria; LIMA SALES, Francisco José (Orgs.). Ontologia, trabalho e formação humana. Curitiba: CRV, 2017. p. 59-69.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Zélia Pinto da Silva, Víctor Moita Pinheiro, Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.