A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori

Autores

  • Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araujo Universidade do Minho
  • José Augusto Lopes Ribeiro Escola Secundária Sá de Miranda (Braga

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p887-914

Palavras-chave:

Sagrado. Maria Montessori. Criança divina. Religião da infância.

Resumo

[1] Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FOT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto PEST-OE/CED/UI1661/2014.

*Professor Doutor em Educação no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) Braga - Portugal. 

**Mestre em Ciências da Educação na área de especialização em Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga - Portugal). Atualmente é Professor de Filosofia do Ensino Médio na Escola Secundária Sá de Miranda (Braga - Portugal). 

Apoio: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Portugal

A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori

Resumo: O sagrado no pensamento educacional de Maria Montessori e as ressonâncias da criança divina. Trata-se numa primeira parte da relação entre a educação e o sagrado na perspetiva de Olivier Reboul. Numa segunda parte focar-se-á o lugar de Maria Montessori no seio da Educação Nova, bem como se expressa a sua concepção de "criança nova". Finalmente, e já numa terceira parte, fala-se da ressurgência da Criança Divina na obra da autora como prolegómenos de uma religião da infância.

Palavras-chave: Sagrado. Maria Montessori. Criança divina. Religião da infância.

A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori

Abstract: The sacred in the educational thought of Maria Montessori and the resonances of the divine child. The first part of the article focuses on the relation between education and sacred, in the eyes of Olivier Reboul; the second part focuses on the place of Maria Montessori in the movement of New Education and her concept of "divine child". Finally, in a third part, the reappearance of the Divine Child in the work of the author is underlined, connecting it to the emergence of a childhood religion.

Keywords: Sacred. Maria Montessori. Divine child. Childhood religion.

Data de registro: 22/03/2013

Data de aceite: 21/08/2013

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Biografia do Autor

Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araujo, Universidade do Minho

Professor Doutor em Educação no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) Braga

José Augusto Lopes Ribeiro, Escola Secundária Sá de Miranda (Braga

Mestre em Ciências da Educação na área de especialização em Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga

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Publicado

2014-09-25

Como Citar

ARAUJO, A. F. R. de A.; RIBEIRO, J. A. L. A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 887–914, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p887-914. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22200. Acesso em: 22 dez. 2024.