A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori

Autores

  • Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araujo Universidade do Minho
  • José Augusto Lopes Ribeiro Escola Secundária Sá de Miranda (Braga

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p887-914

Palavras-chave:

Sagrado. Maria Montessori. Criança divina. Religião da infância.

Resumo

[1] Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FOT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto PEST-OE/CED/UI1661/2014.

*Professor Doutor em Educação no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) Braga - Portugal. 

**Mestre em Ciências da Educação na área de especialização em Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga - Portugal). Atualmente é Professor de Filosofia do Ensino Médio na Escola Secundária Sá de Miranda (Braga - Portugal). 

Apoio: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Portugal

A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori

Resumo: O sagrado no pensamento educacional de Maria Montessori e as ressonâncias da criança divina. Trata-se numa primeira parte da relação entre a educação e o sagrado na perspetiva de Olivier Reboul. Numa segunda parte focar-se-á o lugar de Maria Montessori no seio da Educação Nova, bem como se expressa a sua concepção de "criança nova". Finalmente, e já numa terceira parte, fala-se da ressurgência da Criança Divina na obra da autora como prolegómenos de uma religião da infância.

Palavras-chave: Sagrado. Maria Montessori. Criança divina. Religião da infância.

A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori

Abstract: The sacred in the educational thought of Maria Montessori and the resonances of the divine child. The first part of the article focuses on the relation between education and sacred, in the eyes of Olivier Reboul; the second part focuses on the place of Maria Montessori in the movement of New Education and her concept of "divine child". Finally, in a third part, the reappearance of the Divine Child in the work of the author is underlined, connecting it to the emergence of a childhood religion.

Keywords: Sacred. Maria Montessori. Divine child. Childhood religion.

Data de registro: 22/03/2013

Data de aceite: 21/08/2013

Referências:

ARAÚJO, A. F. Educação e imaginário. Da criança mítica às imagens da infância. Maia: Instituto Superior da Maia, 2004.

AVANZINI, A. Educazione nuova, scienze 'esatte' e pedagogia scientifica. Una rilettura del caso Montessori. In: ARAÚJO, A. F.; ARAÚJO, J. M. de. História, Educação e Imaginário. Actas do VII Colóquio de História, Educação e Imaginário(Universidade do Minho, 8 de Março de 2004). Braga: UM/IEP/ CIED, 2004, p. 141-155.

AVANZINI, G. l'Education nouvelle et ses concepts. In: HAMElINE, D. Jürgen H.; Jürgen O. (Dir.). L'Education Nouvelle et les Enjeux de son Histoire (Actes du colloque international des Archives Institut Jean-Jacques Rousseau: L'éducation nouvelle, au-delà de l'histoire hagiographique ou polémique, Genève, avril 1992). Bern: Peter lang, 1995, p. 65-74

BACHElARD, G. La poétique de la rêverie. 6. éd. Paris: PUF, 1974.

BATTISTA, G. L'educazione religiosa in Maria Montessori. Milano: Massino, 1989.

BERNARD, M. Critique des fondements de L'education. Généalogie du pouvoir et/ou de l'impouvoir d'un discours. Paris: Chiron, 1988.

BERTINI, G. Il metodo Montessori. Firenze: Marzocco-Benporad, 1953.

BIANCHI, B. Il sistema educativo de M. Montessori. Firenze: le Monnier, 1952.

BlOCH, M. A. Philosophie de l'éducation nouvelle. Paris: PUF, 1973.

BOAS, G. The cult of chilhood. Dallas: Spring Publications, 1990.

BÖHM, W. Maria Montessori. In: HOUSSAYE, J. (Dir.). Quinze pédagogues. Leur influence aujourd'hui.Paris: Armand Colin, 1994. p. 155-157.

BOSETTI, G. Mythe et roman. Iris, n. 13, p. 83-98, 1993.

______. L'enfant-dieu et le poète. Culte et poétiques de l'enfance dans le roman italien du XXe siècle. Grenoble: Ellug, 1997.

______. Le mythe de l'enfance dans le roman italien contemporain. Grenoble: Ellug, 1998.

______. l'enfant divinisé. Sur le palimpseste de la vie de Jésus. Iris, n. 23, p. 191-202, 2002.

BOUFFARTIGUE, J. les enfances de Jésus. In AUGER, D. (Dir.). Enfants et Enfances dans les Mythologies (Actes du VIIe colloque du Centre de Recherches Mythologiques de l'Université de Paris-X: Chantilly, 16-18 septembre 1992). Paris: les Belles lettres, 1995, p. 241-258.

CAIllOIS, R. O homem e o sagrado. Tradução de Geminiano Cascais Franco. lisboa: edições 70, 1979 [1939 - L'Homme et le Sacré].

CAlÓ, G. Maria Montessori. In CHATEAU, J. (Dir.). Os Grandes Pedagogos. Tradução de Maria Emília Ferros Moura. lisboa: livros do Brasil (Col. "Vida e Cultura"), s. d. [1956], p. 338-363.

COUSINET, R. A educação nova. 4. ed. Tradução de M. Emília Ferros Moura. lisboa: Moraes editores, 1978 [1950 - L'Éducation nouvelle].

DUBUC, B. Maria Montessori: l'enfant et son éducation. In: GAUTHIER, C.; T ARDIF, M. (Dir.). La pédagogie. Théories et pratiques de l'antiquité à nos jours. Montréal: Gaëtan Morin Éditeur, 1996, p. 157-175.

DURAND, G. Figures mythiques et visages de l'Oeuvre. De la mythocritique à la mythanalyse. Paris: Berg International, 1979.

______. A Imaginação simbólica. Tradução de Maria de Fátima Morna. lisboa: Arcádia, 1979a. [1964 - L'imagination symbolique]

______. O homem religioso e os seus símbolos. In: ______. Portugal. Tesouro oculto da Europa. Tradução de lurdes Feio. lisboa: Ésquilo, 2008, p.219-272.

ElIADE, M. O sagrado e o profano. A essência das religiões. Tradução de Rogério Fernandes. lisboa: livros do Brasil, s.d. [1959 - The Sacred and the Profane]

GRÃCIO, R. Maria Montessori. In: ______. Educação e educadores. 2. ed. lisboa: livros Horizonte, s.d., p. 171-181, 1973.

HAMElINE, D. Courants et contre-courants dans la pédagogie contemporaine. Paris: ESF, 2000.

HANI, J. le culte de l'enfant-Jésus et sa signification. In: AUGER, D. (Dir. Enfants et Enfances dans les Mythologies (Actes du VIIe colloque du Centre de Recherches Mythologiques de l'Université de Paris-X: Chantilly, 16-18 septembre 1992). Paris: les Belles lettres, 1995, p. 261-267.

JOlBERT, B. Raison et Education. Paris: Éditions Klincksieck, 1987.

JUNG, C. G. (1974). Contribution à la psychologie de l'Archétype del'Enfant. In: JUNG, C. G.; KERÉNYI, C. Introduction à L'Essence de la Mythologie. Traduçao de H. E. Del Medico. Paris: Payot [PBP], 1974, p. 105-144.

KERÉNYI, C. l'Enfant Divin. In: JUNG, C. G.; Kerényi, C. Introduction à L'Essence de la Mythologie. Tradução de H. E. Del Medico. Paris: Payot [PBP], 1974, p. 43-104.

KIlPATRICK, W. The Montessori system examined. Boston: Houghton Mifflin, 1914.

KRAMER, R. Maria Montessori. Chicago: University of Chicago Press, 1976.

lEONARDUZZI, A. Maria Montessori: il pensiero e l'opera. Brescia: Paideia, 1967.

lIllARD, P. P. Montessori.A modern approach. New York: Schocken Books, 1972.

MIAlARET, G. Éducation nouvelle et Monde Moderne. 2. ed. Paris: PUF, 1969.

MÉDICI, A. A educação nova. Tradução de Natércia Barros. Porto: Rés, 1976.

MEIRIEU, P. Maria Montessori. Peut-on apprendre à être autonome?. Paris: Éditions PEMF, 2001.

MONTESSORI, M. l'Enfant nouveau. La Nouvelle Éducation, Paris, n. 96, junho, 1931. p. 102-110.

______. Il segretto dell'infanzia. Milano: Garzanti, 1965 [1936 - L'Enfant].

______. A criança. lisboa: Portugália Editora, s.d. [1936 - L'Enfant].

______. Formação do homem. 3. ed. Tradução de Eunice Arroxelas. lisboa: Portugália Editora, s.d. [1949 - Formazione dell'uomo].

______. I bambini viventi nella chiesa. La vita in Cristo. La Santa Messa. Milan: Garzanti, 1970 [1922, 1931 (datas originais em italiano), 1932 (Mass Explained to Children)].

______. A mente da criança (Mente Absorvente). Tradução de Pedro da Silveira. lisboa: Portugália Editora, 1971 [1949 - The absorbente mind].

______. De l'enfant à l'adolescent. Tradução de Georgette J.-J. Bernard. Paris: Desclée de Brouwer, 1992 [1948 - edição francesa original].

_______. L'éducation et la paix. Tradução de par Michel Valois. Paris, 1996 [1949 - Educazione e Pace].

______. Educazione per un mondo nuovo. Tradução de Maria Attardo Magrini. Milano: Garzanti, 2000 [1947 - Education for a new world].

______. Éduquer le potentiel humain. Paris: Desclée de Brouwer, 2003 [1947 - To educate the human potential].

______. Pédagogie scientifique. T. 1 - La maison des enfants. Tradução de Georgette J.-J. Bernard. Paris: Desclée de Brouwer, 2004a [1909 - Il metodo della pedagogia scientifica applicato all'educazione infantile nelle Case dei Bambini].

______. Pédagogie scientifique. T. 2 - Éducation élémentaire. Tradução de Georgette J.-J. Bernard. Paris: Desclée de Brouwer, 2004b [1914 - Dr. Montessori's Own Handbook].

______. Éducation pour un monde nouveau. Tradução de Jacqueline Oudin.Paris: Desclée de Brouwer, 2010 [1947 - Education for a new world].

NÓVOA, António. Uma educação que se diz «nova». In: CANDEIAS, A. et al. Sobre a educação nova. Cartas de Adolfo Lima a Ãlvaro Viana de Lemos (1923-1941). lisboa: Educa, 1995, p. 25-34.

______. Regards Nouveaux sur l'Éducation Nouvelle. In: CHARBONNEl, N. (Textes réunis). Le Don de la Parole. Mélanges offerts à Daniel Hameline pour son soixante-cinquième anniversaire. Berne: Peter lang, 1997, p. 71-96.

OHAYON, A.; Dominique Ottavi & Antoine Savoye (Ed.). l'éducation nouvelle, histoire, présence et devenir. Berne : Peter lang, 2004.

PERETTI, M. Il metodo Montessori: presentazione e valutazione critica. Treviso: Canova, 1952.

OTTO, R. le Sacré. L'élément non rationnel dans l'idée du divin et sa relation avec le rationnel. Tradução de André Jundt. Paris: Petite Bibliothèque Payot, 1969.

REBOUl, Olivier. La Philosophie de L'Éducation. 2. Ed. Paris: PUF, 1990.

______. les valeurs et l'Éducation. In JACOB, A. (Dir.). Encycopédie Philosophique Universelle. I. L'Univers Philosophique. 2.ed. Paris: PUF, p. 197-202.

______. Les valeurs de l'éducation. Paris: PUF, 1992.

REGNI, R. Il bambino padre dell'uomo. Infanzia e società in Maria Montessori. Roma: Armando, 2007.

RICÅ’UR, P. Philosophie de la volonté. II. Finitude et culpabilité. Paris: Aubier, 2002.

RÖHRS, H. Maria Montessori (1870-1952). Perspectives: revue trimestrielle d'éducation comparée, vol. XXIV, n. 1-2, 1994, p. 173-188.

SARTOR, R. F. Maria Montessori. Brescia: la Scuola, 1961.

SERVIER, J. L'Homme et L'Invisible. Monaco: Éditions du Rocher, 1994.

SIRONNEAU, J.- P. Idéologie et mythe. In CHAUVIN, D.; Siganos, A.; Walter, P. (Dir.). Questions de mythocritique. Dictionnaire. Paris: Imago, 2005, p. 183-192.

SNYDERS, G. Pédagogie progressiste. Éducation traditionnelle et éducation nouvelle. Paris: PUF, 1975.

STANDING, E. M. Marie Montessori. Sa vie, son Å“uvre. Paris: Desclée de Brouwer, 1995.

VALITUTTI, S. Il problema dell'educazione nel pensiero di Maria Montessori. Ed. Vita dell'Infanzia: Roma, 1953.

WALTER, P. Avant-propos. Iris, n. 23, 2002, p. 3-6.

WUNENBURGER, J.-J. Le Sacré. 6.éd. Paris: PUF, 2009.

YAGlIS, D. Maria Montessori. Paris: Éditions Privat, 1984.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araujo, Universidade do Minho

Professor Doutor em Educação no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) Braga

José Augusto Lopes Ribeiro, Escola Secundária Sá de Miranda (Braga

Mestre em Ciências da Educação na área de especialização em Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

ARAUJO, A. F. R. de A.; RIBEIRO, J. A. L. A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 887–914, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p887-914. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22200. Acesso em: 22 jul. 2024.