A participação dos pais no processo de alfabetização de estudo

Autores

  • Edna Mariana Machado

Palavras-chave:

Educação, Abordagem cognitivo-desenvolvimentista, Processo de alfabetização

Resumo

Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da abordagem cognitivo-desenvolvimentista, pesquisando o acompanhamento dos pais à vida escolar do aluno como um dos fatores que influenciam no seu rendimento. Realizou-se uma pesquisa de campo em duas escalas de Uberlândia, uma estadual e uma particular, com turmas de alfabetização. Foi utilizado: entrevistas e questionários aplicados a professores, diretores, alunos e pais em relação aos diversos aspectos das atividades escolares, destacando-se as tarefas determinadas "Para Casa".

Conclui-se que os pais, de modo geral, não acompanham satisfatoriamente a vida escolar de seus filhos e que, segundo a percepção de professores e diretores, os alunos teriam melhor rendimento caso houvesse uma participação mais afetiva dos pais no acompanhamento à vida escolar de seus filhos.

Palavras-chave: Educação; Abordagem cognitivo-desenvolvimentista; Alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

MACHADO, E. M. A participação dos pais no processo de alfabetização de estudo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 289, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/950. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações