A participação dos pais no processo de alfabetização de estudo
Palavras-chave:
Educação, Abordagem cognitivo-desenvolvimentista, Processo de alfabetizaçãoResumo
Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da abordagem cognitivo-desenvolvimentista, pesquisando o acompanhamento dos pais à vida escolar do aluno como um dos fatores que influenciam no seu rendimento. Realizou-se uma pesquisa de campo em duas escalas de Uberlândia, uma estadual e uma particular, com turmas de alfabetização. Foi utilizado: entrevistas e questionários aplicados a professores, diretores, alunos e pais em relação aos diversos aspectos das atividades escolares, destacando-se as tarefas determinadas "Para Casa".
Conclui-se que os pais, de modo geral, não acompanham satisfatoriamente a vida escolar de seus filhos e que, segundo a percepção de professores e diretores, os alunos teriam melhor rendimento caso houvesse uma participação mais afetiva dos pais no acompanhamento à vida escolar de seus filhos.
Palavras-chave: Educação; Abordagem cognitivo-desenvolvimentista; Alfabetização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Edna Mariana Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.