T-V

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (T-V)  - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES  (n.1/1986 - n.75/2021)

TAMBASSI, Timothy

  • Leggi di natura, necessità, contingenza. Il punto di vista de E. J. Lowe (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 809 a 825).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23035

TAMIZARI, Fabiana

TANURI, Leonor Maria

  • A formação docente no Brasil: história e política (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 253 a 264).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/616

TAPIA, Luis Ernesto Rodriguez

  • Édipo Sujeito: notas para uma reflexão axiológica - a respeito do fenômeno humano (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 51 a 58).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1865

TARTUCI, Dulcéria          

  • A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes (v.29 n. Especial 2015 p. 375 a 396).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29989

TAUCHEN, Gionara         

  • Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 175 a 192).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318

  • Interdisciplinaridade: da simplificação ao pensamento complexo (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1011 a 1032)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32169

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez

  • Sócio-antropologia do cotidiano e educação: uma perspectiva paradigmática (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 75 a 82).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1056

TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro

  • O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 31).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55174

TEJEDA, Luz del Carmen               

  • Propuesta para el uso del juego de roles en la institución pré-escolar (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 153 a 174).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29914

TELLO, Cesar

  • A educação secundária na América Latina como um direito democrático e universal: uma análise de documentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (v.28 n. Especial 2014 p. 155 a 179).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24608

TESÓN, Nestor Eduardo

  • Cibernética social e educação (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 25 a 38).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1226

THIESEN, Juares da Silva

THIES, Vânia Grim

  • A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 493 a 526)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34292

THUM, Carmo

  • A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 493 a 526)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34292

TOMAZETTI, Elisete M.

  • Formação ou performance: algumas reflexões sobre a educação contemporânea (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 123 a 142).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/848

TORINO, Luciene Maria

  • Entrevista com Fausto Castilho: uma vida filosófica. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 17 a 72).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22697

TORUNCHA, José Zilberstein

  • Didáctica desarrolladora: posición desde el enfoque histórico cultural (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 61 a 93).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28056

TOSCHI, Mirza Seabra    

  • A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 373 a 393).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14240

TOURINHO, Irene            

  • Temas sobre arte-educação (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 105 a 122).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/992

TREDEZINI, Adriana de Lanna Malta

  • Gestão escolar e administração empresarial: aproximação e confronto (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 163 a 186).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418

TRENTANI, Federica Marzia

  • L’educazione in Kant (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 409 a 434).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24268

TREVISAN, Amarildo Luiz

  • Narradores de Javé e a pesquisa em educação (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 675 a 690).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13369

  • A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25107

TUPPY, Maria Isabel Nogueira

  • Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257

TURINI, Leide Alvarenga

  • A avaliação no contexto da ação pedagógica do professor de história (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 296).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/959

  • A crítica da história linear e da idéia de progresso: um diálogo com Walter Benjamin e Edward Thompson (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 93 a 126).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/587

ULHÔA, Joel Pimentel de

  • O professor sua prática (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 187 a 204).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/852

VACCA, Giuseppe

  • La filosofia della praxis di Antonio Gramsci (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 535 a 557).

       https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25030

VALDEMARIN, Vera Teresa

  • Educação, verdade e valor: diálogo com Nietzsche (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 137 a 160).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13598

VALEIRÃO, Kelin             

  • Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 559 a 578).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13801

VALERIO, Raphael Guazzelli

VALLE, Lílian do

VALLS, Álvaro L. M.       

  • Sócrates como revolucionário por omissão (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 183 a 190).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1924

  • Testemunhos da presença de Kierkegaard em Adorno (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 197 a 220).

       https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/871

VANTI, Elisa dos Santos

  • Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 97 a 116).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/669

VANZUITA, Alexandre

  • A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1051 a 1073)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582

  • A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1583 a 1622)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146

VASCONCELOS, Juliene S.            

  • O professor pedagogo e licenciado nos projetos de educação à distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU – 2000/2003 (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 331 a 352).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/597

VAZ, Alexandre Fernandez

  • Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questão para educação do corpo (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 641 a 669).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6244

VEIGA, Marcelo da

  • Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 423 a 443).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14577

VELASCO, Patrícia Del Nero

VELÁZQUEZ, Carlos

  • Educar em Si: Variações sobre o tema das Competências Socioemocionais (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 811 a 831)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30301

VERÍSSIMO, Mara Rúbia A. M.

  • FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas, Papirus, 1993. (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 117 a 122).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1061

  • A articulação entre infância, cidadania e história: uma questão para a pedagogia (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 191 a 208).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1012

  • O materialismo histórico e dialético nas abordagens de Vigotsky e Wallon acerca do pensamento e da linguagem (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 129 a 144).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/972

  • Pós-modernidade e iluminismo: crítica à sociologia modernista (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 163 a 180).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/891

VIANA, Maria Isabel Rios de Carvalho

  • Anísio Teixeira e Richard Morse Triangulações inversas entre Iberismo, Brasil e Anglo-Americanismo (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 403 a 442).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63687

  • Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 105 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/716

VICENZI, Vinicius Bertoncini

  • Hipócrates x hipocrités: o destino da educação decidido em uma letra? (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 233 a 253).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21886

VIEIRA, Carlos Roberto

  • O papel do professor nos anos 80: uma análise a partir da reflexão de Florestan Fernandes (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 295).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/958

VIEIRA, Juliana Santos Monteiro

  • Nietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno (v.35 n.75 set./dez. 2021 p.1 a 25).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62765

VIEIRA, Luiz Renato

  • Cultura popular e marginalidade - relações entre imaginário popular e mudanças sociais (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 29 a 40).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1242

  • Educação e autoritarismo no Estado Novo (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 83 a 94).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1138

  • WACHOICZ, Lilian Anna. O método dialético na didática. Campinas, Papirus, 199. (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 143).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1144

  • Racionalização e mudança social em Max Weber (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 179 a 188).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1081

  • Entre o sociologismo e o individualismo: considerações sobre a sociologia de Pierre Bourdieu (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 285 a 300).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1038

VIEIRA, Marcelo Rosa

  • O estatuto da ideia de Filosofia Primeira na Fenomenologia de Husserl. (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 879 a 942).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62519

VIEIRA, Márcia Núbia Fonseca

  • A questão do método em história da educação (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 97 a 104).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/969

  • DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés. (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 195 a 200).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/979

  • Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho (v. 11, n. 21/22 jan./dez. 1997 p. 321 a 322).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/906

VIEIRA, Maria Clarisse

  • Os “novos mapas políticos e culturais” e a pedagogia do conflito (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 171 a 186).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/851

  • FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP, Papirus, 1995. (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 297 a 302).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/858  

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa

  • A língua de sinais na formação de professores: experiências no Espírito Santo e em Minas Gerais (v.29 n. Especial 2015 p. 247 a 278).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29981

VILAÇA, Murilo Mariano

  • Crítica à panaceia pedagógico-desportiva (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 169 a 198).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15184

VILAR, Joaquim Antonio de Assis

  • Educador ou pedagogo? (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 67 a 68).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2023

VILELA, Carolina Lima

VILELA, Denise Silva

  • A terapia filosófica de Wittgenstein e a educação matemática (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 435 a 456).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7976

VILLA, Mariano Moreno

  • Filosofia e pedagogia da libertação latinoamericana (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 183 a 206).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1033

VINCENT, Hubert

  • Apresentação - Dossiê: Diferenças e Educação - explorações conceituais entre o Brasil e a França (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1331 a 1337)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41103

VICENZI, Vinicius Bertoncini

  • Para além de O mestre ignorante. O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière (v.35 n.33 jan./abr. 2021 p. 371 a 390).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães

  • Crer, Experimentar, Fabular. Ensaio sobre a experiência (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p.339 a 370).

               https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54303

VLACH, Vânia Rubia Farias

  • Da ideologia no ensino da geografia de 1º e 2º graus (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p.35 a 44).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019

  • Geografia e ensino: a necessidade de um contra-discurso (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 57 a 60).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990

  • Fragmentos acerca do método em geografia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 71 a 78).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1946

  • Da forma político-territorial Estado-Nação ao projeto “Europa 1992”: primeiras reflexões metodológicas (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 67 a 74).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1867

  • Impasses e perspectivas do ensino de geografia da escola pública de 1º e 2º graus (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 129 a 138).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1249

  • Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1116