T-V
INDICE REMISSIVO POR AUTORES (T-V) - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 - n.75/2021)
TAMBASSI, Timothy
- Leggi di natura, necessità, contingenza. Il punto di vista de E. J. Lowe (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 809 a 825).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23035
TAMIZARI, Fabiana
- Diderot e a educação como projeto de Estado (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1401 a 1432) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46926
TANURI, Leonor Maria
- A formação docente no Brasil: história e política (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 253 a 264).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/616
TAPIA, Luis Ernesto Rodriguez
- Édipo Sujeito: notas para uma reflexão axiológica - a respeito do fenômeno humano (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 51 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1865
TARTUCI, Dulcéria
- A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes (v.29 n. Especial 2015 p. 375 a 396).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29989
TAUCHEN, Gionara
- Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 175 a 192).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318
- Interdisciplinaridade: da simplificação ao pensamento complexo (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1011 a 1032)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32169
TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez
- Sócio-antropologia do cotidiano e educação: uma perspectiva paradigmática (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 75 a 82).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1056
TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro
- O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 31).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55174
TEJEDA, Luz del Carmen
- Propuesta para el uso del juego de roles en la institución pré-escolar (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 153 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29914
TELLO, Cesar
- A educação secundária na América Latina como um direito democrático e universal: uma análise de documentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (v.28 n. Especial 2014 p. 155 a 179).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24608
TESÓN, Nestor Eduardo
- Cibernética social e educação (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 25 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1226
THIESEN, Juares da Silva
- Estará morto o conhecimento escolar poderoso? (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 91 a 112) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40441
THIES, Vânia Grim
- A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 493 a 526)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34292
THUM, Carmo
- A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 493 a 526)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34292
TOMAZETTI, Elisete M.
- Formação ou performance: algumas reflexões sobre a educação contemporânea (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 123 a 142).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/848
TORINO, Luciene Maria
- Entrevista com Fausto Castilho: uma vida filosófica. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 17 a 72).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22697
TORUNCHA, José Zilberstein
- Didáctica desarrolladora: posición desde el enfoque histórico cultural (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 61 a 93).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28056
TOSCHI, Mirza Seabra
- A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 373 a 393).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14240
TOURINHO, Irene
- Temas sobre arte-educação (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 105 a 122).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/992
TREDEZINI, Adriana de Lanna Malta
- Gestão escolar e administração empresarial: aproximação e confronto (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 163 a 186).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418
TRENTANI, Federica Marzia
- L’educazione in Kant (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 409 a 434).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24268
TREVISAN, Amarildo Luiz
- Narradores de Javé e a pesquisa em educação (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 675 a 690).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13369
- A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25107
TUPPY, Maria Isabel Nogueira
- Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257
TURINI, Leide Alvarenga
- A avaliação no contexto da ação pedagógica do professor de história (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 296).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/959
- A crítica da história linear e da idéia de progresso: um diálogo com Walter Benjamin e Edward Thompson (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 93 a 126).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/587
ULHÔA, Joel Pimentel de
- O professor sua prática (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 187 a 204).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/852
VACCA, Giuseppe
- La filosofia della praxis di Antonio Gramsci (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 535 a 557).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25030
VALDEMARIN, Vera Teresa
- Educação, verdade e valor: diálogo com Nietzsche (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 137 a 160).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13598
VALEIRÃO, Kelin
- Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 559 a 578).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13801
VALERIO, Raphael Guazzelli
- Antonio Negri e o monstro (bio)político: genealogia do conceito de multidão (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31525
VALLE, Lílian do
- Corpos e cartografias da ingovernabilidade na arte e na educação (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 643 a 657) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51966
VALLS, Álvaro L. M.
- Sócrates como revolucionário por omissão (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 183 a 190).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1924
- Testemunhos da presença de Kierkegaard em Adorno (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 197 a 220).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/871
VANTI, Elisa dos Santos
- Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 97 a 116).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/669
VANZUITA, Alexandre
- A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1051 a 1073)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582
- A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1583 a 1622)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146
VASCONCELOS, Juliene S.
- O professor pedagogo e licenciado nos projetos de educação à distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU – 2000/2003 (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 331 a 352).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/597
VAZ, Alexandre Fernandez
- Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questão para educação do corpo (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 641 a 669).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6244
VEIGA, Marcelo da
- Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 423 a 443).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14577
VELASCO, Patrícia Del Nero
- Sobre o lugar da argumentação na Filosofia como disciplina (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 517 a 538) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32175
VELÁZQUEZ, Carlos
- Educar em Si: Variações sobre o tema das Competências Socioemocionais (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 811 a 831)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30301
VERÍSSIMO, Mara Rúbia A. M.
- FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas, Papirus, 1993. (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 117 a 122).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1061
- A articulação entre infância, cidadania e história: uma questão para a pedagogia (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 191 a 208).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1012
- O materialismo histórico e dialético nas abordagens de Vigotsky e Wallon acerca do pensamento e da linguagem (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 129 a 144).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/972
- Pós-modernidade e iluminismo: crítica à sociologia modernista (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 163 a 180).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/891
VIANA, Maria Isabel Rios de Carvalho
- Anísio Teixeira e Richard Morse Triangulações inversas entre Iberismo, Brasil e Anglo-Americanismo (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 403 a 442).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63687
- Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 105 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/716
VICENZI, Vinicius Bertoncini
- Hipócrates x hipocrités: o destino da educação decidido em uma letra? (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 233 a 253).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21886
VIEIRA, Carlos Roberto
- O papel do professor nos anos 80: uma análise a partir da reflexão de Florestan Fernandes (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 295).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/958
VIEIRA, Juliana Santos Monteiro
- Nietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno (v.35 n.75 set./dez. 2021 p.1 a 25).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62765
VIEIRA, Luiz Renato
- Cultura popular e marginalidade - relações entre imaginário popular e mudanças sociais (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 29 a 40).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1242
- Educação e autoritarismo no Estado Novo (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 83 a 94).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1138
- WACHOICZ, Lilian Anna. O método dialético na didática. Campinas, Papirus, 199. (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 143).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1144
- Racionalização e mudança social em Max Weber (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 179 a 188).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1081
- Entre o sociologismo e o individualismo: considerações sobre a sociologia de Pierre Bourdieu (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 285 a 300).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1038
VIEIRA, Marcelo Rosa
- O estatuto da ideia de Filosofia Primeira na Fenomenologia de Husserl. (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 879 a 942).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62519
VIEIRA, Márcia Núbia Fonseca
- A questão do método em história da educação (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 97 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/969
- DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés. (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 195 a 200).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/979
- Herdeiros de Sísifo: uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho (v. 11, n. 21/22 jan./dez. 1997 p. 321 a 322).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/906
VIEIRA, Maria Clarisse
- Os “novos mapas políticos e culturais” e a pedagogia do conflito (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 171 a 186).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/851
- FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP, Papirus, 1995. (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 297 a 302).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/858
VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa
- A língua de sinais na formação de professores: experiências no Espírito Santo e em Minas Gerais (v.29 n. Especial 2015 p. 247 a 278).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29981
VILAÇA, Murilo Mariano
- Crítica à panaceia pedagógico-desportiva (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 169 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15184
VILAR, Joaquim Antonio de Assis
- Educador ou pedagogo? (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 67 a 68).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2023
VILELA, Carolina Lima
- Conhecimento escolar em geografia: explorando discursos em disputa na definição de fronteiras entre as disciplinas nos currículos (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 135 a 156) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40438
VILELA, Denise Silva
- A terapia filosófica de Wittgenstein e a educação matemática (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 435 a 456).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7976
VILLA, Mariano Moreno
- Filosofia e pedagogia da libertação latinoamericana (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 183 a 206).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1033
VINCENT, Hubert
- Apresentação - Dossiê: Diferenças e Educação - explorações conceituais entre o Brasil e a França (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1331 a 1337)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41103
- Représentation du pluralisme: éthique et politique (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1339 a 1349) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36997
VICENZI, Vinicius Bertoncini
- Para além de O mestre ignorante. O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière (v.35 n.33 jan./abr. 2021 p. 371 a 390).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866
VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
- Crer, Experimentar, Fabular. Ensaio sobre a experiência (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p.339 a 370).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54303
VLACH, Vânia Rubia Farias
- Da ideologia no ensino da geografia de 1º e 2º graus (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p.35 a 44).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2019
- Geografia e ensino: a necessidade de um contra-discurso (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 57 a 60).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990
- Fragmentos acerca do método em geografia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 71 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1946
- Da forma político-territorial Estado-Nação ao projeto “Europa 1992”: primeiras reflexões metodológicas (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 67 a 74).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1867
- Impasses e perspectivas do ensino de geografia da escola pública de 1º e 2º graus (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 129 a 138).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1249
- Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1116