ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:
uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-808Palavras-chave:
Filosofia , Educação, Pedagogia, IdentidadeResumo
A dissertação tem como objeto de estudo a disciplina Filosofia da Educação, abordada na sua condição de componente curricular dos cursos de Pedagogia. A preocupação da autora é a de delinear a identidade dessa disciplina a partir dos elementos que pudesse dar-lhe uma configuração temática específica, caracterizando seu campo de significação.
O estudo foi feito tomando como perspectiva metodológica a abordagem analítica que vem sendo desenvolvida pela Sociologia do Currículo, (com Dandurand, Oliver, Michel Young, Bobbit, Sacristán, Goodson, Forquin, Chervel), no âmbito da Nova Sociologia da Educação, ancorando-se epistemologicamente, ainda, na teoria de campo científico de Bourdieu, quando se trata da formação acadêmica e da atuação dos professores. A autora tomou como referência empírica os cursos de 10 universidades públicas, sendo 9 federais (Pará, Amazonas, Goiás, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e 1 estadual (USP). Para fazer o estudo, trabalhou sobre os programas da disciplina, identificando e discutindo seus conteúdos programáticos, a bibliografia neles indicada, tratando também da formação acadêmica e dos investimentos científicos dos professores, (publicações, palestras, comunicações em eventos, etc), no sentido de caracterizar sua inserção na área.
Palavras-chave: Filosofia; Educação; Pedagogia; Identidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.