ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:

uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.

Autores

  • Antônio Joaquim Severino

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-808

Palavras-chave:

Filosofia , Educação, Pedagogia, Identidade

Resumo

A dissertação tem como objeto de estudo a disciplina Filosofia da Educação, abordada na sua condição de componente curricular dos cursos de Pedagogia. A preocupação da autora é a de delinear a identidade dessa disciplina a partir dos elementos que pudesse dar-lhe uma configuração temática específica, caracterizando seu campo de significação.

O estudo foi feito tomando como perspectiva metodológica a abordagem analítica que vem sendo desenvolvida pela Sociologia do Currículo, (com Dandurand, Oliver, Michel Young, Bobbit, Sacristán, Goodson, Forquin, Chervel), no âmbito da Nova Sociologia da Educação, ancorando-se epistemologicamente, ainda, na teoria de campo científico de Bourdieu, quando se trata da formação acadêmica e da atuação dos professores. A autora tomou como referência empírica os cursos de 10 universidades públicas, sendo 9 federais (Pará, Amazonas, Goiás, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e 1 estadual (USP). Para fazer o estudo, trabalhou sobre os programas da disciplina, identificando e discutindo seus conteúdos programáticos, a bibliografia neles indicada, tratando também da formação acadêmica e dos investimentos científicos dos professores, (publicações, palestras, comunicações em eventos, etc), no sentido de caracterizar sua inserção na área.

Palavras-chave: Filosofia; Educação; Pedagogia; Identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

SEVERINO, A. J. ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da educação:: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 269–271, 2015. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-808. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808. Acesso em: 19 jul. 2024.