Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-719Palavras-chave:
pedagogia e ciência, pedagogia e ética, pedagogia e políticaResumo
Abstract: This text reflects the challenges that are presented to the contemporary pedagogy, talking as reference three crises which are related between them: crisis of scientific paradigm which affects the science-bases of education (epistemological challenge); crisis of the utopias that guide the human projects and actions (ethical challenge); and institutional crisis whose epicenter is the Welfare State and the consequent definition of the public polices (political challenge). Without intending to get answers, the purpose of this reflection is to resume the discussion about pedagogy as art or science, the education as utopia for a democratic society and the public school as a citizen's right. All these issues are presented by modernity, in order to restores as a possible horizon, a pedagogy as a praxis.
Key-words: Pedagogy and Science; Pedagogy and Ethics; Pedagogy and Policy.
Resumo: O texto reflete sobre os desafios que estão colocados para a pedagogia contemporâneas tomando como referência, três crises articuladas entre si: crise dos paradigmas científicos que atinge as ciências- fundamentos da educação (desafio epistemológico), crise das utopias orientadoras dos projetos e das ações humanas (desafio ético) e crise institucional que tem como epicentro o Estado do Bem-Estar e a consequente definição das políticas públicas (desafio político). Sem pretender encontrar respostas, o propósito da reflexão é retomar o debate sobre a pedagogia como arte ou como ciência, a educação como utopia para uma sociedade democrática e a escola pública como um direito do cidadão, questões propostas pela modernidade para recolocar, como horizonte possível, uma pedagogia como práxis.
Palavras-chave: Pedagogia e Ciência; Pedagogia e Ética; Pedagogia e Política.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. y VISALBERGHI, A. História de la Pedagogia. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. Conceito de Iluminismo. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
ARROYO, Miguel. "Trabalho - Educação e Teoria Pedagógica". Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de Final de Século. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 138 - 165.
BICUDO, Maria Aparecida. Fundamentos Eticos da Educação. São Paulo: Cortez e Aut. Associados, 1982.
BRANDÃO, Zaia (org.). A crise dos paradigmas e a educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
CARVALHO, Marie Jane. As experiências emancipantes na escola: pedagogia feminista e dinâmicas de gênero, raça/ etnia e classe social. Porto Alegre: PPGEDU/UFRGS, 1996. Projeto de doutorado. Fotocopiado. 148 p.
DIAS CARVALHO, Adalberto. Epistemologia das Ciências da Educação. 3. ed. Porto: Afrontamento, 1996.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 7. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.
ESTRELA, Albano. (org.) Pedagogia, ciência da educação? Porto: Porto Editora. 1992.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995a.
______. "Construção social do conhecimento e cultura tecnológica". Paixão de Aprender. Escola, Conhecimento e Cidadania. Porto Alegre: SMED, out. 1995b, p. 06 - 11.
GENTILI, Pablo. (org). Pedagogia da Exclusão. Crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1994.
GHIRALDELLI, JR. Paulo. "A pedagogia marxista brasileira e o "esgotamento das energias utópicas da sociedade do trabalho": um caso de não enfrentamento". In: Educação e Razão Histórica. São Paulo: Cortez, 1994. p. 149 - 190.
______. O que é Pedagogia? 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1996. Primeiros Passos. NO 193.
GRZYBOWSKI, Cândido. "Modelo de desenvolvimento, democracia e educação". Boletim da ANPED .1 - 2. Porto Alegre: FACED/ UFRGS, jan / dez 1990. p. 15 - 29.
HABERMAS, Jürgen. "A nova Intransparência". Novos Estudos. (18). São Paulo: Cebrap, set. 1987, p. 103 - 114.
ISAMBERT-JAMATI, Viviane. "Ciências da educação: um plural importante quando se trata de pesquisa". In: Teoria e Educação. 5. Porto Alegre: Pannonica, 1992. p. 170 - 173.
KANT. Immanuel. Sobre a Pedagogia. Piracicaba/SP. UNIMEP, 1996.
KUHN, Thomás. A Estrutura das Revoluções Científicas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1987.
MAZOTTI, Tarso. Bonilha. "Data Venia. Comentários sobre: "Como falar em paradigmas da educação", de A. A. Rubim". In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. vol. 74. NO 178. Brasília: MEC/ INEP, set/dez 1993. p. 681 - 700. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.74i178.1186
OFFE, Claus. Trabalho e Sociedade. Vol. II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.
OLIVEIRA, Francisco. "A armadilha neoliberal e as perspectivas de educação". Boletim ANPED. 1 - 2. Porto Alegre: FACED/UFRGs, jan/ 1990. p. 07 - 14.
PIMENTA, Selma. Garrido. (org) Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1996.
PUCCI, Bruno. (org.) Teoria Crítica e Educação. Petrópolis/ São Carlos: Vozes/ Edufiscar, 1995.
RIBEIRO, Marlene. "A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro". Educação em Revista. NO 29. Belo Horizonte: FAE/UFMG, jun. 1999, p. 15 - 30.
_______. "E possível vincular Educação e Trabalho em uma sociedade sem trabalho"?" Revista da UCPel. vol. 8, NO 1. Pelotas: UCPe1, jan./ jun., 1999, p. 05 - 28.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e Competência. 24. ed. São paulo: Cortez, 1994.
SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez e Aut.Associados, 1980.
SILVA, Tomas. Tadeu. Teoria Educacional Crítica em Tempos PósModernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
SINGER, Paul. Globalização e Desemprego. Diagnóstico e Alternativas. São Paulo: Contexto, 1998.
SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia Dialética. De Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SOUZA SANTOS, B . "Para uma pedagogia do conflito". In: SILVA, L. H. et alii (org). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. p. 15 - 33.
_______. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. 3. ed. Porto: Afrontamento. 1994.
SUCHODOLSKI, B. Tratado de Pedagogia. 4. ed. Barcelona. Ediciones insula 1979.
WARDE, M. J. "História e modernidade ou de como tudo parece em construção e já é ruína" In: Cadernos Anped. NO 4. Porto Alegre: FACED/ UFRGS, 1993. p. 37 - 64.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marlene Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.