C-D

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (C-D) - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)

CABRERA, Mónica         

  • Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/699

CAINELLI, Marlene         

  • A escrita da história e os conteúdos ensinados na disciplina de história no ensino fundamental (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 163 a 184).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7666

CANDIOTTO, William Casagrande

  • Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 49 a 78).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57450

CALLONI, Humberto

  • Os desafios da compreensão: um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 197 a 217)

 http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843

CALOU, Antonio Leonardo Figueiredo

  • Dispositivos da Formação Teórica Queer contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63270

CÂMARA, Luiz

  • Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 729 a 755).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17429

CAMARGO, Maria Aparecida Santana

  • Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a “compreensão” nas trilhas da hermenêutica filosófica (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 285 a 303).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23371

CAMPOS, Maria das Graças Cunha

  • Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n. 20 jul./dez. 1996 p. 287).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948

CAMPOS, Névio de

  • Intelectuais católicos: confidentes do criador, ministros do progresso e sacerdotes da verdade. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 281 a 312).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13890

CAMPOS, Raquel Discini de

CANDIOTTO, Cesar

  • A genealogia da ética de Michel Foucault (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 217 a 234).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14365

CANGEMI, Joseph P.       

  • Existe hierarquia de significados em psicologia e nas disciplinas de saúde mental? Observações e comentários (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 129 a 140).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1142

  • Mulheres em transição nos EUA hoje: escolhas e conflitos (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 129 a 150).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1029

  • Power and the esteemed professorate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 181 a 202).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/892

CANNARSA, Marilisa

  • Ordo ab chao. Cosmogonia e materia nel Timeo (v.23 n.46 jul./dez. 2009p. 263 a 308).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2197

CAPORALINI, José Belluci

  • O despertar da esfinge. O sentimento trágico de Antero de Quental e de Miguel de Unamuno (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 93 a 96).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2078

  • Dimensões fundamentais da antropologia de Fidelino de Figueiredo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 199 a 204).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1166

  • Frege: filósofo da linguagem? (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 99 a 108).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1059

  • AA. José Maurício de Carvalho, Org. VII Colóquio Antero de Quental: Pensamento, Experiência e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX). São João del Rey e Lisboa: UFSJ e Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro, 11 a 16 de setembro de 2006 (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 227 a 236).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1978

  • Elementos antropológicos no pensamento de Antero de Quental (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 91 a 104).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/797

CARBONARA, Vanderlei

CARDOSO JÚNIOR, Hélio Rebello

  • Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 117 a 164).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/611

  • A filosofia como modo de vida em Foucault. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 185 a 206).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8201

  • Por que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo? (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 599 a 611).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11582

CARDOSO, Maria Helena Fernandes

  • Uma leitura dos deveres do professor e do aluno no Discurso Oficial (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 45 a 52).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2020

CARINO, Jonaedson

  • A biografia como fonte para a história da educação: subsídios para um debate necessário (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 159 a 174).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/740

CARLOS, Erenildo João

  • Especificidades e usos da noção de signo em Arqueologia do Saber. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 617 a 642)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54824

CARMINATI, Celso João

  • Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969) (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 885 a 924)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925

CARNEIRO, Débora Vieira de Souza

  • Princípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL: possíveis contribuições (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 229 a 252).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59652

CARRÃO, Eduardo Vitor Miranda               

  • Informática na educação: perspectivas (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 145 a 152).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973

CARRIJO, Menissa Cícera Fernandes Oliveira Bessa

  • BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286 p. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 305 a 310).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/580

CARVALHO, Alexandre Filordi de

  • Foucault e o espetáculo do mundo: notas acerca de uma possível história da subjetividade (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 189 a 208).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2194

  • Heterogênese criativa: o que podem as imagens nas didáticas contemporâneas? (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 385 a 404)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27378

  • Governar pela dívida e subjetividade funcional na educação: qual o lugar da deficiência? (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1419 a 1441)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36724

  • A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 591 a 616)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51962

CARVALHO, Alonso Bezerra

  • Pode o mestre ensinar algo através da fala? uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino (v.35 n.73 jan./abr. 23 a 47).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56732

CARVALHO, Ana Maria C.

  • Relato do projeto de levantamento: “Aspectos da realidade do ensino-aprendizagem de ciências em Uberlândia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 181 a 190).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1957

CARVALHO, Carlos Henrique de

  • O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/735

CARVALHO, Jairo Dias

  • Nietzsche e a crítica ao Estado (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 165 a 178).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/573

CARVALHO, José Mauricio de

  • As idéias filosóficas no Semanário Tribuna do Povo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 17 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1150

  • A noção de natureza humana nos periódicos de São João del-Rei (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 131 a 138).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1077

  • Delfim Santos e os temas culturais (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 39 a 56).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/885

  • Mistério e existência: a vida segundo Severiano de Resende (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 123 a 140).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/799

  • Eclosão no Brasil das vertentes positivistas (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 77 a 88).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/766

  • A liberdade de pensamento e os valores do ocidente (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 265 a 273).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/617

  • O diálogo Brasil-Portugal no seio do tradicionalismo republicano: Alceu e Jackson e a teoria dos corpos intermediários de Antônio Sardinha (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 165 a 178).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/590

  • Vocação e missão na filosofia de Ortega y Gasset (v.19 n.38 jul./dez. 2005p. 183 a 198).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/565

  • Ética e psicologia: considerações sobre a pessoa na psicoterapia (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 131 a 146).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/415

  • TEIXEIRA, Ramiro. São Francisco e Santo Antônio. Porto: Associação Cultural do Convento de S. Payo, 2004. (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 253 a 262).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/460

  • BORGES, Bento Itamar. Ensaios filosóficos e peripécias do gênero. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 221 a 226).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1977

  • AIUB, Mônica. Filosofia da mente e psicoterapias. Rio de janeiro: Wak, 2009. 184 p.(v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 321 a 330).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13349

  • CABRERA, Júlio. Diário de um filósofo no Brasil, Ijuí/RS. Unijuí, 2010 (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 313 a 320).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8078

  • JASPERS, Karl. O médico na era da técnica. Lisboa: Edições 70, 1998. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 671 a 676).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11766

CARVALHO, Lucas de Oliveira

  • Nietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno (v.35 n.75 set./dez. 2021 p.1 a 25).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62765

CARVALHO, Lúcia Helena Borges

  • Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1232

CARVALHO, Luciana Beatriz de O B. de

  • O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/735

CARVALHO, Magda Costa

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022

  • Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 565 a 580)

 http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56831

CARVALHO, Maria Vilani Cosme

  • Prática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 765 a 792)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37463

  • Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937

CARVALHO, Washington Luiz de

  • Fundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no Regime Militar (1964-1985) (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 583 a 606).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13365

CASAGRANDE, Cledes Antonio

  • Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 375 a 403).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24821

CASALI, Alipio Marcio Dias

CASTELO BRANCO, Judikael

  • Eric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnico-científica (v.32 n.66 set./dez. 2018 991 a 1025)

 http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922

CASTILLA, Jordi Massó

CASTILHO, Telma Maria S.

  • As tecnologias da informação e comunicação na educação – projeto rádio-escola (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 259 a 276).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2167

CASTRO, Carmen            

  • Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1158

CASTRO, Célia Maria de

  • Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13363

CASTRO, Dannyel Teles de

  • Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 79 a 109).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58772

CASTRO, João Cardoso de

CASTRO, Murilo Cardoso de

CASTRO, Nyvia Cristina Bandeira de

  • Questões discursivas: retomando algumas considerações (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 33 a 40).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1110

CASTRO, Sabrina Fernandes de

  • Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 27 a 36).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750

CATANI, Denice Bárbara

  • A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.115 a 130).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928

CAVALCANTE, Alberto R.            

  • A racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 225 a 258).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/724

CECÍLIO, Guilherme da Costa Assunção

CENCI, Angelo Vitório

  • Reconhecimento, conflito e formação na teoria crítica de Axel Honneth. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 299 a 338).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14267

  • Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 819 a 852)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402

  • A educação do homem interior: o cultivo da vontade em Agostinho de Hipona (v.35 n.73 jan/abr. 2021 p. 271 a 298).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53046

CEPPAS, Filipe

CERASOLI, Josianne Francia

  • As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 171 a 190).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7420

CERLETTI, Alejandro A.                

  • Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/699

  • Sujeito y educación: Althusser y el legado del estruturalismo (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 273 a 292).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/578

  • Enseñanza filosófica: notas para la construcción de un campo problemático (v.22 n.44 jul./dez. 2008p. 43 a 54).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1966

CERQUEIRA, Luiz Alberto

  • Liberdade e modernização no Brasil (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 597 a 630).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17826

CÉSAR, Constança Terezinha Marcondes

  • Crítica e diferença em Heidegger (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 49 a 56).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1228

CEZAR, Cesar Ribas

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48674

  • É a metafísica uma ciência a priori ou a posteriori? Suárez e a fundamentação da metafísica. (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 30)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63276

CHAGAS, Eduardo Ferreira

  • A cisão do mundo ético: lei divina e lei humana na fenomenologia e na Antígona (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 67 a 74).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1054

  • Diferença entre alienação e estranhamento nos Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844), de Karl Marx (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 23 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1023

  • Para uma explicitação da dialética hegeliana entre o senhor e o escravo na Fenomenologia do Espírito (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 11 a 16).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1001

  • Para uma explicitação do conceito de poder em Hannah Arendt à partir de J. Habermas (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 81 a 92).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/990

  • Marx e a questão da história sob dois enfoques: evolução e repetição (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 159 a 170).

CHATAIGNIER, Gustavo

               https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/850

CHAVES, Kleber

  • Discursos sobre ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio: defesa de um problema, concepção curricular e afirmação de uma prática (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64947

CHAVES-TANNÚS, Marcio

  • Breve exame do conceito de tempo na tradição filosófica e cultural do ocidente até a idade média (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p.05 a 10).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2016

  • Moreira, E. F. P. & Rago, L. M. O que é taylorismo. Brasiliense, São Paulo, 1984. (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 88).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2028

  • Algumas observações à antropologia filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 5 a 10).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1984

  • “Educação integral: espaço de análise a partir de um esquema (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 25 a 28).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987

  • FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos - Crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979, P.p: 12-23. (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 123 a 125).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2003

  • Considerações lógicas em torno de uma definição do homem (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 05 a 08).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2066

  • Crítica ao 11° capítulo da Crítica da Razão Científica de Kurt Huebner (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 09 a 14).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2067

  • Relatório de uma discussão de um seminário sobre o Tractatus de Wittgenstein (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 109 a 112).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2077

  • Abélard e a questão dos universais (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 05 a 12).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1940

  • BOETHIUS, A.M.S. Die Theologischen Traktate: lat. --dt. Uebers., eingeleitet u. mit Anm. vers. von Michael Elsaesser. Felix, Hamburg, 1988. (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 194 a 195).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1960

  • A questão da verdade. algumas observações a propósito de um trecho de descartes (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989p. 151 a 154).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1921

  • Porque um curso de graduação em filosofia? (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 233 a 234).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1931

  • Nicolaus von Autrecourt, Briefe: lat. - dt. . Neu hrsg.von Ruedi Imbach u. Dominik Perler.Uebers.u.eingeleitet von Dominik Perler, Felix Meiner, Hamburg, 1988. (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 269 a 272).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1935

  • AGAZZI, E. Les Mathématiques comme Théorie et comme langage, in: Actes du Colloque International organisé au Centre Universitaire du Luxembourg les 9, 10 et au juin 1976, pp. 17-32 (v.4 n.7 jul./dez. 1989p. 143 a 146).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1874

  • Gorgias von Leontinoi: Reden, Fragmente und Testimonien: griech. - dt., hersg.mit Ubers. u. Kommentar von Thomas Buchheim, Felix Meiner, Hamburg, 1989. (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 177).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1277

  • PETER ABAELARD: Abhandlung über die göttliche Einhet und Dreieinigkeit, Lateinicsh-Deutsch, Übers., mit Einl. U. Anm.hrsg.von Ursula Niggli, Felix Meiner, Hamburg, 1989 (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 205 a 208).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1167

  • A teoria da predicação de Pierre Abélard e a semântica da frase de Peter Von Polenz: uma tentativa de aproximação (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 229 a 238).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1035

  • Um modelo medieval de aplicação da lógica à moral: a Ética de Pedro Abelardo (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 275).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1017

  • Análise de algumas conseqüências possíveis de uma definição: o lógico medieval Pedro Abelardo e sua definição de pecado (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 123 a 126).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/993

  • Costumes e caracteres na Ética de Pedro Abelardo (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 175 a 180).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/976

  • WILLIAM OF SHERWOOD: Introductiones in logicam. Lateinisch-Deutsch, Hrsg., Übers., Eingeleitet Und Mit Anm. Von H. Brands U. C. Kann, Felix Meiner, Hamburg, 1955. (v.12 n.24 jul./dez. 1998p. 303 a 307).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/859

  • Algumas questões relativas à dialética aristotélica (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p.11 a 30).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/665

  • Algumas questões adicionais relativas à dialética aristotélica (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 13 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/605

  • Tradução: Sobre um mau uso da lógica - Oswald Ducrot (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 309 a 322).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2198

  • Aspectos do legado cartesiano na teoria da linguagem. (v.25 n. Especial 2011 p. 117 a 134).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30006

  • Uma passagem enigmática dos Tópicos de Aristóteles. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 313 a 321).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19742

CHIARELLO, Maurício  

  • Morituri te salutant. Schopenhauer e Nietzsche em face da morte (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 115 a 144).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/559

  • Tradução: Observações sobre o desenvolvimento da obra de Max Horkheimer. Jürgen Habermas (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 273 a 293).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/472

CHIOZZINI, Daniel Ferraz

CHIZZOTTI, Antonio

  • Currículo por competência: ascensão de um novo paradigma curricular. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 429 a 448).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17644

CIANTELLI, Ana Paula Camilo

  • Psicologia e Inclusão: uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 97 a 132).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803

CIAVATTA, Maria

  • A cultura material escolar em trabalho e educação. A memória fotográfica de sua transformação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 37 a 72).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2188

CICILLINI, Graça Aparecida

  • Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1116

  • A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de biologia no 2°grau (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 17 a 38).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1069

  • Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17695

COSSETIN, Vania Lisa Fischer

  • Moral Asepsis in Education (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 391 a 422).

              https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54953

COELHO, Allan Silva

COELHO, João Paulo Pereira

  • A educatio latina na obra De Clementia de Sêneca (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 99 a 119).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13337

COELHO, Maria Cândida de Pádua

  • A educação brasileira na nova República (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 51 a 60).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1244

  • PONCE, Anibal. Educação e Luta de Classes. Cortez, São Paulo, 1981, 192 p. (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 165).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1238

  • A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015

  • Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/974

COLELLA, Leonardo Javier

  • La república del saber en jaque. Igualdad y sujeto en la enseñanza de la filosofia (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 719 a 730).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17935

  • De maestros y poetas. Educatión y arte em Nietzsche y Rancière. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 827 a 840).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23028

  • Educación y filosofía. Un abordaje a partir del concepto de “pensamiento” de Alain Badiou (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 631 a 646).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24957

COLETA, José Augusto Dela

  • Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626

  • A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568

  • As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555

  • A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 465 a 489).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11247

COLETA, Marilia Ferreira Dela

  • Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626

  • A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568

  • As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555

COLLA, Anamaria Lopes

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795

COLLA, Rodrigo Avila

  • Agonia do Eros e a Educação HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62482

CORAZZA, Sandra Mara

CORNELLI, Gabriele

  • O belo antro e a grande oliveira: recepções da alegoria da caverna na tradição neoplatônica. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 93 a 112).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8245

  • O conceito de saúde no Livro IV da República: Platão contra os hipocráticos? (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 209 a 220).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30949

CORREIA, Wilson Francisco

  • Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 225 a 239).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614

  • Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia, Piaget? (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 43 a 68).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556

  • Docência em filosofia: pensando na prática. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 525 a 538).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971

COSTA, Abraão Lincoln Ferreira

  • Nietzsche e seu olhar sobre os estabelecimentos de ensino alemães como reflexo da cultura moderna (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 855 a 878).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58568

COSTA, Admar Almeida da

  • As contradições do mundo e a unidade do discurso: filosofia e retórica em Antônio Vieira (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 447 a 462)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39949

COSTA, Daiane

  • A educação do homem interior: o cultivo da vontade em Agostinho de Hipona (v.35 n.73 jan/abr. 2021 p. 271a 298).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53046

COSTA JÚNIOR, José

  • PRECHT, Richard David. Quem sou eu? E, se sou, quantos sou? Tradução de Claudia Abeling. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.336 p. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 915 a 920).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23119

  • Resenha do livro Política: Uma pequena introdução a um grande tema, de David Runciman (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 431 a 436)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41807

COSTA, Luzia Marivalda Barreiro da

  • Interação professor-aluno na pré-escola e a influência da variável sexo da criança (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 85 a 98).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1948

  • Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1232

COSTA, Marisa Cristina Vorraber

  • Implicações das categorias marxistas de práxis, cotidianidade e totalidade para a prática pedagógica (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 139 a 150).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1250

  • A problemática contemporânea da ciência e do conhecimento: examinando idéias de Jean Ladière (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 25 a 36).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1133

COSTA, Miriam Omena

  • História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1119

COTA, Maria Célia

  • De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 203 a 222).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742

COSTAS, Fabiane Adela Tonetto

  • Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 27 a 36).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750

  • Possibilidades para a aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual na Educação Superior uma análise a partir dos estudos de Vigotski (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 175 a 215).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65167

COTELLESSA, Ana Maria de Sylvio

  • Um ensino mais humano baseado na pedagogia Waldorf (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 31 a 36).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1908

COUTINHO, Luciano

COUTINHO, Karyne Dias

  • Cinema e educação: o que pode o cinema? (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 477 a 502).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14174

COVA, Valter Forastieri

  • Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 843 a 859).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24953

CRESPI, Leonardo Peluso

  • Reflexión en torno a la aplicación de herramientas para operar sobre las lenguas y el caso de la lengua de señas uruguaya (LSU) (v.29 n. Especial 2015 p. 301 a 329).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29984

CRICK, Nathan

  • Movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 891 a 922)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49974

CRISTI, Miguel Ahumada

  • Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1273 a 1306)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017

CRUZ, Silvia Olmedo

  • Didáctica desarrolladora: posición desde el enfoque histórico cultural (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 61 a 93).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28056

CRÚZ-REYS, Víctor C.

  • La escuela de primeras letras en el Reino de Guatemala : el caso de la provincia de Honduras (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 15 a 36).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/922

CULLETON, Alfredo Santiago

  • O problema da causa finalis em Ockham. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 521 a 538).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13362

  • A filosofia na primeira universidade da América Latina (Universidad de San Marcos 1551). (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 879 a 942).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63274

CUNHA, Ana Maria de Oliveira

  • A mudança epistemológica do professor de ciências e biologia (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 93 a 110).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/628

CUNHA, Antônio Afonso da

  • Ensaio de passos no campo da diferença ontológica (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 19 a 30).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1907

CUNHA, Conceição Maria da

  • Ensino noturno em universidades oficiais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 36 a 40).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1909

CUNHA, Ivan Ferreira da

CUNHA, Luiz Antônio

  • Ensino médio e técnico: de volta ao passado? (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 65 a 90).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/846

CUNHA, Marcus Vinicius da

  • A apropriação de Aristóteles por John Dewey (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 43 a 70).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13335

CUNHA, Myrtes Dias da

  • O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão (Resumo de teses e dissertações) (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 276-277).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1018

  • Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 13 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584

  • Crianças e escola: o aprendizado como aventura (?) (v.26 n. Especial 2012 p. 329 a 355).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709

CUNHA, Neire Márcia da

  • A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 125 a 152).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29916

CUTER, João Vegílio G.

  • Wittgenstein e o domínio da gramática: a ruptura com o Tractatus (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 172 a 182).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1032

DALBERIO, Osvaldo       

  • Avaliação: uma questão filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 81 a 84).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1994

DALBOSCO, Cláudio Almir

  • Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 251 a 277)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642

DAMIS, Olga Teixeira

  • A contribuição da didática na formação do professor (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 117 a 124).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080

DANELON, Márcio           

  • GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2003. 118 pág. Coleção Pensadores e Educação. Brochura 12X18 cm. ISBN 8575261002 (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 263 a 268).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/250

  • Apresentação do Dossiê Ensino de Filosofia (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 15 a 22).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1964

  • Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 17 a 24).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17595

  • FAYAD, Marilda Martins. A condição humana: uma reflexão sobre a ontologia fenomenológica sartriana. Campinas: Editora Alínea, 2010. 114p (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 683 a 688).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13795

  • Apresentação Dossiê Libras (v.29 n. Especial 2015 p. 237 a 245).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33702

DÂNGELO, Newton          

  • A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1932

DANIEL, Leziany Silveira

  • Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 125 a 151).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7418

DANNER, Fernando

  • “Sábios segundo a carne” a crítica de Olavo de Carvalho aos intelectuais públicos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 479 a 536).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59150

DANNER, Leno Francisco

  • Qual herança da modernidade? Uma crítica ao universalismo como critério normativo e projeto cosmopolita (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1191 a 1226) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32148
  • “Sábios segundo a carne” a crítica de Olavo de Carvalho aos intelectuais públicos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 479 a 536).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59150

DANSA, Cláudia V. de Assis

  • Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1116

DANTAS, José Adalberto Mourão

  • Algumas reflexões sobre o novo currículo dos cursos de ciências econômicas (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 11 a 18).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2008

DANTAS, Luís Thiago Freire

  • A invisibilidade da filosofia africana no discurso acadêmico brasileiro. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 405 a 424).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29465

DANTAS, Maria José

  • “Escrever-te-ei sem demora”! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 107 a 134).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32303

DAMAZIO, Ademir

DARDEAU, Denise

  • Metafísica da subjetividade e desconstrução: notas a partir de Jacques Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 567 a 585).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29880

DASCAL, Marcelo            

  • Diversidad cultural y practica educacional (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 169 a 188).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1164

DAVIS, Cláudia Leme Ferreira

  • Problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa-ação escolar (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 289 a 312).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2147

DE LELLA, Cayetano

  • Situación de la educación de jóvenes e adultos: "políticas educativas, organismos internacionales y sociedad civil" (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 185 a 196).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/870

DEVECHI, Catia Piccolo Viero

  • A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25107

  • Solidariedade intelectual: Aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64209

DIAS, Zaida Barros

  • A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função (Resumos de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 297).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/960

DIAZ-VILLA, Mario

DINIZ, Helenice Camargos Viana

  • Pré-escola e séries iniciais do 1º grau: A questão da transição (Resumos de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 215).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1087

DIONIZIO, Mayara Joice

  • A comunidade dos amantes: anacronismo e aforismo em questão em Blanchot e Derrida (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1253 a 1275)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51666

DISCINI, Norma

DOMINGUES, Chirley

DOMINGUES FILHO, João Batista

  • Elias e Giddens: a figuração da estruturação (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 207 a 232).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/592

DONATELLI, Marisa C. de O. F.

  • Medicina e o “Grande Século”: a crítica cartesiana (v.25 n. Especial 2011 p. 239 a 266).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30014

DONATONI, Alaíde Rita

  • A formação geral e os estágios nas habilitações específicas de 2º grau de magistério (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 213).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1085

  • A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015

  • Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/974

  • Trajetória do movimento docente do ensino superior: um resgate histórico da origem e desenvolvimento da ANDES. (Resumos de teses e dissertações) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/750

  • O movimento docente do ensino superior na Nova República (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 135 a 164).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/685

  • Os docentes universitários e a criação do ANDES – SN (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 179 a 206).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/591

DORE, Rosemary

  • A escola unitária e o papel da filosofia da educação na nova ordem mundial (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 57 a 76).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/886

  • Notas sobre a assimilação da filosofia da práxis pelo neoidealismo e pragmatismo: Croce, Dewey, Gramsci. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p.235 a 258).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13740

DORNELES, Adalberto Ulisses Alves

  • O conceito de verdade em Frege (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 09 a 16).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1068

DOZOL, Marlene de Souza

  • Da natureza e da densidade do humano na pedagogia de Rousseau. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 47 a 70).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17597  

  • Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1227 a 1248)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32680

DRUMMOND, Arnaldo Fortes

  • O agir econômico e a morte do mercado (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 11 a 24).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/624

  • Obituário: Henrique Cláudio de Lima Vaz (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 219).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/636

  • O conceito hegeliano: substância de liberdade (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 83 a 92).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/586

DUARTE, André                

  • Sobre a concepção hegeliana do mal na filosofia do direito (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 07 a 16).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1149

DUARTE, André de Macedo

DUARTE, Cláudia

  • A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1659 a 1694)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50973

DURLI, Zenilde