A educação brasileira na conjuntura nacional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1015Palavras-chave:
Educação no Brasil, Capitalismo, PolíticaResumo
A educação no Brasil vive uma enorme crise de conjuntura que expressa sob várias formas e diferentes níveis uma profunda crise das estruturas econômicas, políticas e sociais.
Repensar a educação brasileira nessa conjuntura implica em repensar as inter-relações sociais de produção e de trabalho que estão na sua base e que são o seu fundamento, expressando tanto as relações capitalistas nacionais, quanto as relações capitalistas internacionais.
A nova divisão social e técnica do trabalho e as novas formas de exploração impostas pelo capitalismo monopolista mundial cria novas formas de retaliação e de subordinação dos países periféricos aos países de primeiro mundo, o que acaba repercutindo na educação brasileira e no seu sistema de ensino.
O ideário ideológico do neoliberalismo, principal matriz ideológica do capitalismo reaviva princípios e direitos fundamentais que supostamente são efetivados por todos, numa suposta sociedade igualitária. Os ideais de liberdade e igualdade são retomados com vigor tendo como pressuposto básico a ideologia do desenvolvimento e da unidade nacional, cuja combinação, na realidade, garante a ampliação do capitalismo e a abertura do mesmo aos monopólios internacionais. [...]
Palavras-chave: Educação no Brasil; Capitalismo; Política.
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Referências
Jornal Extra Classe - Ano XI - no 70 - Sindicato dos Professores de Minas Gerais - Fevereiro/março de 1994
Jornal Folha de São Paulo - 28/08/94, p. 4.5.
Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em tramitação. Plano Decenal de Educação Para Todos - MEC/UNESCO - Brasília, 1993
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