A educação brasileira na conjuntura nacional

Autores

  • Alaíde Rita Donatoni Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Maria Cândida de Pádua Coelho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1015

Palavras-chave:

Educação no Brasil, Capitalismo, Política

Resumo

A educação no Brasil vive uma enorme crise de conjuntura que expressa sob várias formas e diferentes níveis uma profunda crise das estruturas econômicas, políticas e sociais.

Repensar a educação brasileira nessa conjuntura implica em repensar as inter-relações sociais de produção e de trabalho que estão na sua base e que são o seu fundamento, expressando tanto as relações capitalistas nacionais, quanto as relações capitalistas internacionais.

A nova divisão social e técnica do trabalho e as novas formas de exploração impostas pelo capitalismo monopolista mundial cria novas formas de retaliação e de subordinação dos países periféricos aos países de primeiro mundo, o que acaba repercutindo na educação brasileira e no seu sistema de ensino.

O ideário ideológico do neoliberalismo, principal matriz ideológica do capitalismo reaviva princípios e direitos fundamentais que supostamente são efetivados por todos, numa suposta sociedade igualitária. Os ideais de liberdade e igualdade são retomados com vigor tendo como pressuposto básico a ideologia do desenvolvimento e da unidade nacional, cuja combinação, na realidade, garante a ampliação do capitalismo e a abertura do mesmo aos monopólios internacionais. [...]

Palavras-chave: Educação no Brasil; Capitalismo; Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alaíde Rita Donatoni, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do DPOPP (Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica) da UFU; Membro da Diretoria Executiva da ADUFU-SS.

Maria Cândida de Pádua Coelho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Aposentada do Departamento de Fundamentos da Educação – UFU; Membro da Diretoria Executiva da ADUFU-SS.

Referências

Jornal Extra Classe - Ano XI - no 70 - Sindicato dos Professores de Minas Gerais - Fevereiro/março de 1994

Jornal Folha de São Paulo - 28/08/94, p. 4.5.

Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em tramitação. Plano Decenal de Educação Para Todos - MEC/UNESCO - Brasília, 1993

Downloads

Publicado

2008-10-30

Como Citar

DONATONI, A. R.; COELHO, M. C. de P. A educação brasileira na conjuntura nacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 259–263, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015. Acesso em: 27 fev. 2024.