DA NATUREZA E DA DENSIDADE DO HUMANO NA PEDAGOGIA DE ROUSSEAU

Autores

  • Marlene de Souza Dozol Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p47a70

Resumo

Georges Gusdorf, na segunda parte de L' avénement des sciences humanies ao siécle des lumiéres (A ascensão das ciências humanas no século das luzes), afirma que a pedagogia rousseauniana é "compreensiva e global". A proposta do presente trabalho é entender tal afirmação, ou seja, de que maneira Rousseau, por meio de uma ambígua ideia de natureza humana, vai além das teorias materialistas e sensualistas do seu tempo e edifica um conceito de formação que compreende desde profundas questões metafísicas, instigantes desdobramentos biológicos e psicológicos, até considerações líricas das paisagens do mundo físico. Trata-se aqui de esclarecer a utopia pedagógica que, não ignorando as diversas dimensões do humano, procurou fundir o corpo e o entendimento sem dissolver as recorrências da sensibilidade. As implicações ético-morais daí advindas aparecem como condição para uma outra utopia: aquela, de caráter político e social.

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Data de registro: 30/03/2011

Data de aceite: 15/06/2011

 

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Publicado

2012-07-12

Como Citar

DOZOL, M. de S. DA NATUREZA E DA DENSIDADE DO HUMANO NA PEDAGOGIA DE ROUSSEAU. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 47–70, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p47a70. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17597. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Jean-Jacques Rousseau