Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60803Palavras-chave:
Ensino Superior, Educação Inclusiva, Inclusão Social, Psicologia, Pessoas com DeficiênciaResumo
Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, serão destacados os procedimentos qualitativos e suas respectivas análises, iluminando as atuações do profissional da Psicologia como mediador e facilitador, por meio de uma análise crítica dos encontros e análise pelo núcleo de significação dos relatos obtidos nas entrevistas. Pode-se dizer que o programa de intervenção de apoio psicológico se configurou como um local de escuta, acolhimento e voz de estudantes com deficiência na instituição. Conclui-se que a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para favorecer o empoderamento de estudantes com deficiência, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, possibilitando uma participação mais ativa desses sujeitos no Ensino Superior.
Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Inclusão Social; Psicologia
Psychology and Inclusion: Intervention proposition of students with disability in Higher Education
Abstract: This study’s goal was to analyze the effects of an intervention proposition in the area of School and Educational Psychology, aimed at the social and educational inclusion of students with disability in the University context. Four students have participated (three of them with physical disabilities and one with Autistic Spectrum Disorders), enrolled in a Brazilian public university. Data collection occurred in three stages: 1) individual and open interviews and application of instruments; 2) group intervention; 3) individual interviews and reapplication of instruments. In this text, the qualitative procedures are highlighted along with their analysis, elucidating practices from Psychology professionals as mediators and facilitators, by means of critical analysis of the encounters and by the analysis of meaning cores of the accounts obtained during the interviews. It can be said that the intervention program for psychological support became a safe place for sharing, understanding, and as a platform for disabled students to make their voices heard throughout the institution. It was concluded that School and Educational Psychology can contribute to promote the empowerment of disabled students, as well as their personal, social, and academic development, enabling a more active participation of these students in Higher Education.
Keywords: Higher Education; Inclusive Education; People With Disabilities; Social Inclusion; Psychology
Psicología e Inclusión: Una propuesta de intervención a estudiantes con discapacidad en Educación Superior
Resumen: El estudio tuvo como objetivo analizar los efectos de una propuesta de intervención en el área de Psicología Escolar y Educativa, orientada a la inclusión social y educativa de estudiantes con discapacidad en el contexto universitario. Participaron cuatro estudiantes (tres con discapacidad física y uno con trastorno del espectro autista), matriculados en una universidad pública brasileña. La recolección de datos se llevó a cabo en tres etapas: 1) entrevistas abiertas individuales y aplicación de instrumentos; 2) intervención grupal; 3) entrevistas individuales y reaplicación de los instrumentos. En este texto se destacarán los procedimientos cualitativos y sus respectivos análisis, destacando el trabajo del profesional de la psicología como mediador y facilitador, a través de un análisis crítico de los encuentros y análisis por el núcleo de significado de los relatos obtenidos en las entrevistas. Se puede decir que el programa de intervención de apoyo psicológico se configuró como un lugar para escuchar, acoger y hablar a los estudiantes con discapacidad de la institución. Se concluye que la Psicología Escolar y Educativa puede contribuir a favorecer el empoderamiento de los estudiantes con discapacidad, su desarrollo personal, social y académico, posibilitando una participación más activa de estas materias en la Educación Superior.
Palabras clave: Educación Superior; Educación Inclusive; Personas con Deficiencia; Inclusión Social; Psicología
Data de registro: 30/04/2021
Data de aceite: 16/02/2022
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagogia, Brasília, v. 94, n. 236, p.299-322, jan./abr. 2013. https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000100015
ALMEIDA, L. S. Transição, adaptação académica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 15, n.2, p.203-215, 2007.
ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (orgs). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral editora e livraria universitária, p.15-40, 2003.
AMARAL, A. M. Corpo desviante/olhar perplexo. Psicologia USP, v.5: p.245-268, 1994.
BABIC, M. M.; DOWLING, M. Social support, the presence of barriers and ideas for the future from students with disabilities in the higher education system in Croatia, Disability & Society, v.30, n.4, p.614-629, 2015. https://doi.org/10.1080/09687599.2015.1037949
BISINOTO, C.; MARINHO-ARAÚJO, C.; Psicologia Escolar na Educação Superior: panorama da atuação no Brasil. Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, n. 67, v.2, p. 33-46, 2015. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200003
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015.
CABRAL, L. S. A. Orientação acadêmica e profissional dos estudantes universitários com deficiência: perspectivas internacionais. Tese (Doutorado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 218f., 2013.
CALHEIROS, D. S.; FUMES, N. L. F. A inclusão de universitários com deficiência em cursos de Educação Física na cidade de Maceió/AL. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 21, n. 2, p.523-540, jul. 2016. https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200011
CHAGAS, J. C. Atuação da Psicologia Escolar frente à patologização e medicalização da Educação Superior. 226f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Brasília, 2018.
CIANTELLI, A. P. LEITE, L. P. Diálogo entre a Psicologia Escolar, Educação Especial e Ensino Superior. In: FACCI, Marilda G. D; ANACHE, Alexandra, A. (Org.). Psicologia e educação especial: desenvolvimento humano, formação e atuação profissional. Curitiba: CRV, 2020.
DANTAS, T. C. Estudo da autoadvocacia e do empoderamento de pessoas com deficiência no Brasil e no Canadá. Tese (Doutorado em Educação). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 237f., 2014.
DANTAS, T. C. Experiência de pessoas com deficiência no ensino superior: um olhar sobre a vivência de empoderamento e autoadvocacia. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v.1, n.2, p. 82-97, Jul./dez. 2015. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.55
DINIZ, D. O que é deficiência? São Paulo, SP: Brasiliense. 96 p. 2007.
DIVERSA. O caso da Escola de Graduação em Educação de Harvard Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos [Estudo de caso]. Instituto Rodrigo Mendes, 2016.
FERNANDES, E; ALMEIDA, L. Estudantes com deficiência na universidade: Questões em torno da sua adaptação e sucesso académico. Revista de Educação Especial e Reabilitação, v.14, p.7-14, 2007.
FOSSEY, E.; CHAFFEY, L.; VENVILLE, A.; ENNALS, P.; DOUGLAS, J.; BIGBY, C. Navigating the complexity of disability support in tertiary education: perspectives of students and disability service staff. International Journal of Inclusive Education, v. 21, n.8, p.822-832, 2017. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1278798
GLAT, R. Auto-defensoria/ Auto-gestão: movimento em prol da autonomia de pessoas com deficiência mental – uma proposta político-educacional. Anais do 9º Congresso Estadual das APAEs de Minas Gerais, disponível em CRRom. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2004.
GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
GONÇALVES, A. S.; FIGUEIRA, M. E. S.; BARBOSA, M. R. O.; PEIXOTO, S. P. L. Em novos rumos: A psicologia escolar no Ensino Superior. Revista Ciências Humanas e sociais, Maceió, v. 3, n. 2, p. 133-152, 2016.
GRANADO, J. I. F.; SANTOS, A. A. A.; ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P.; GUISANDE, M. A. Integração acadêmica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, v.1, p.33-43, 2005.
KLEBA, M. E.; WENDAUSEN, A. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde Soc. São Paulo, v.18, n.4, p.733-743, 2009. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400016
LEITE, L. P.; LACERDA, C. B. F. A construção de uma escala sobre as concepções de deficiência: procedimentos metodológicos. Psicologia USP, vol. 29. n. 3, p. 432-441, 2018. https://doi.org/10.1590/0103-65642018109
MARINHO-ARAUJO, C. M. Inovações em Psicologia Escolar: o contexto da educação superior. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 33, n. 2, p. 199-211, abril – junho, 2016. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200003
MARTÍN-BARÓ, I. O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia. v. 2, n. 1, p. 7-27, 1996. https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000100002
MARTINS, S. E. S. O.; LEITE, L. P.; CIANTELLI, A. P. C. Mapeamento e análise de matrícula de estudantes com deficiência em três Universidades públicas brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 22, p.15-23, 2018. https://doi.org/10.1590/2175-35392018033
MELERO, N.; MORIÑA, A.; LÓPEZ-AGUILAR, R. Life-Lines of Spanish Students with Disabilities during their University Trajectory. The Qualitative Report, v. 23, n.5, p.1127-1145, 2018. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2018.3092
MORIÑA, A.; MOLINA, V. M.; CORTÉS-VEGAS, M. D. Voices from Spanish students with disabilities: willpower and effort to survive university, European Journal of Special Needs Education, v. 33, n.4, p.481-494, 2018. https://doi.org/10.1080/08856257.2017.1361138
MOURA, C. H. Estudo sobre a relação da pessoa com Síndrome de Asperger e seu ambiente social de desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 81f., 2013.
MOURA, F. R.; FACCI; M. G. D. A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 503-514, 2016. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031036
OLIVATI, A. G. Percepção do suporte social e trajetória acadêmica de estudantes com transtornos do espectro autista em uma universidade Pública. Dissertação (Mestrado em Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem). Universidade Estadual Paulista, Bauru, 125f, 2017. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i4.37665
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Doc. aprovada pela Assembléia Geral da ONU, A/61/611, Nova Iorque, 13 dez. de 2006.
SANTOS, E.; GONÇALVES, M.; RAMOS, I.; CASTRO, L.; LOMEO, R. Inclusão no ensino superior: percepções dos estudantes com necessidades educativas especiais sobre o ingresso à universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 28, n.2, p.251-270, 2015. https://doi.org/10.21814/rpe.7741
SILVA, I. M. A.; DORE, R. A evasão de estudantes com deficiência na rede Federal de educação profissional em Minas Gerais. Revista Educação Especial, v.1, n.1, p.203-2014, 2016. https://doi.org/10.5902/1984686X19152
SIQUEIRA M. M. M. Construção e validação da Escala de Percepção de Suporte Social. Psicologia em Estudo, v. 13, n.2, p.381-388, 2008. https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000200021
SOARES, A. M. M. Nada sobre nós sem nós: estudo para a formação de jovens com deficiência para o exercício da autoadvocacia em uma ação de extensão universitária. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 126f., 2010.
STODDEN, R. A. Supporting Students with Disabilities in Higher Education in the USA: 30 Years of Advocacy. OUJ International Symposium, Tokyo, Japan, 2015.
WHITE, G. W.; SUMMERS, J. A.; ZHANG, E; RENAULT, V. 2014. Evaluating the Effects of a Self-Advocacy Training Program for Undergraduates with Disabilities. Journal of Postsecondary Education and Disability, v 27, n. 3, p.229–250, 2014.
ZAMPAR, J. A. S. Integração à universidade na percepção de estudantes com deficiência. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, 103f., 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Paula Camilo Ciantelli, Lúcia Pereira Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.