Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-974Palavras-chave:
Educação, Política, Estado brasileiroResumo
O pressuposto teórico que nos colocamos como ponto de partida é o de que a política educacional brasileira expressa, sob várias formas, as relações entre Estado brasileiro, economia e sociedade.
O suposto segundo o qual a educação é um elemento do Estado e de qualquer estudo sobre política educacional não pode se dar desvinculado do Estado nos remete a situar este estudo no contexto do capitalismo brasileiro e das relações entre a sociedade e a educação.
O fato da educação escolar ser uma das funções do Estado reforça a ideia de que uma análise da educação escolar brasileira deve passar, necessariamente, pela análise do Estado capitalista, compreendido como o conjunto da sociedade política e da sociedade civil. [...]
Palavras-chave: Educação; Política; Estado brasileiro.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda (Org.). Formação de Professores - Pensar e Fazer. São Paulo, Cortez, 1995.
BUCI-GLUCKSMANN, Christianne. Gramsci e o Estado. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.
GOLDMANN, Lucien. Dialética e Cultura. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.
KUENZER, Acacia Zeneida. Pedagogia da Fábrica. São Paulo, Cortex, 1985.
MACHADO, Lia Zanotta. Estado, Escola e Ideologia. São Paulo, Brasiliense, 1983.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo, Martins Fontes, 1983.
MILIBAND, Ralph. O Estado na Sociedade Capitalista. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
RAMA, Gúman W. As Tendências da Mudança Social e Educativa na Arúica. Cademo de Pesquisa nº 39.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Alaíde Rita Donatoni, Maria Cândida P. Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.