Docência em filosofia: pensando na prática

Autores

  • Wilson Francisco Correia Professor Adjunto no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538

Palavras-chave:

Filosofia. Ensino. Prática.

Resumo

*Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, BA.

Docência em filosofia: pensando na prática

Resumo: Este trabalho enfoca a temática pertinente ao ensino de filosofia pelo viés do exercício docente. Problematiza a prática de ensino de conteúdos filosóficos. Foi realizado sob as diretrizes da pesquisa filosófica. Baseou-se na literatura especializada da área, com foco naqueles trabalhos que abordam a problemática do ensino de Filosofia na Educação Básica. Propõe indicações para debate sobre a necessidade de se superar o cânone tradicional de pesquisa e ensino no âmbito do saber filosófico.

Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Prática.

Docência em filosofia: pensando na prática

Abstract: This work focuses on the theme relevant to the teaching of Philosophy by the bias of the teaching exercise. It questions the practice of teaching of philosophical content. Was performed under the guidelines of philosophical inquiry. Based on the literature of the area, focusing on those works that address the problem of teaching Philosophy in Education. Proposed indications for debate on the need to overcome the traditional canon of research and teaching in the context of philosophical knowledge.

Keywords: Philosophy. Education. Practice.

Data de registro:23/04/2012

Data de aceite:03/10/2012

Referências:

PALÃCIOS, G. A. De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ouser gênio. Goiânia: UFG, 1997.

CABRERA, J. Ousadia de pensar. In: ______. Filosofia.ano IV, 52. ed. Out. São Paulo: Escala, 2010. p. 30-37

CORREIA, W. Saber ensinar.São Paulo: EPU, 2006.

______. Três teses sobre a docência. Revista Espaço Acadêmico.n. 97, Junho, 2009. Maringá: UEM, Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/7112/4137>. Acesso em: 30 Mar. 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia?Tradução de B. Prado. Júnior; A. A. Muñoz. Rio de Janeiro: 34, 1992.

EPICURO. Carta sobre a felicidade: a Meneceu.Tradução e apresentação de Ã. Lorencine; E. Del Carrote. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

FOUCAULT, M.Verdade e poder. In: Microfísica do poder.Rio de Janeiro: Graal, 2004.

GAUTHIER, C. Por uma teoria pedagógica.Juí: Unijuí, 1998.

KANT, I. Crítica da razão pura.2. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1989.

LA BOETIE, E. D. Discurso da servidão voluntária.Tradução de L. G. dos Santos. São Paulo: Brasiliense, 1982.

LARROSA, J. La experiencia de la lectura:estúdios sobre literatura e formacion. Barcelona: Editorial Laertes, 1998.

PORTNOY, J. The philosopher and music: a historical outline.New York: Da Capo Press, 1980.

RAMOS, C. A.Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel? Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 197-217. 2007.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante:cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de L. do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

REBOUL, O. Filosofia da educação.São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974.

TARDIF, M.; RAYMOND, D.Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério.Educação & Sociedade, Campinas, n. 73, p. 209-244, 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Francisco Correia, Professor Adjunto no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Filosofia (PUC-Goiás), com Especialização em Psicopedagogia (UFG), Mestrado (UFU) e Doutorado em Educação (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

Correia, W. F. (2013). Docência em filosofia: pensando na prática. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 27(54), 525–538. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538