Docência em filosofia:

pensando na prática

Autores

  • Wilson Francisco Correia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538

Palavras-chave:

Filosofia. Ensino. Prática.

Resumo

Docência em filosofia: pensando na prática

Resumo: Este trabalho enfoca a temática pertinente ao ensino de filosofia pelo viés do exercício docente. Problematiza a prática de ensino de conteúdos filosóficos. Foi realizado sob as diretrizes da pesquisa filosófica. Baseou-se na literatura especializada da área, com foco naqueles trabalhos que abordam a problemática do ensino de Filosofia na Educação Básica. Propõe indicações para debate sobre a necessidade de se superar o cânone tradicional de pesquisa e ensino no âmbito do saber filosófico.

Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Prática.

Abstract: This work focuses on the theme relevant to the teaching of Philosophy by the bias of the teaching exercise. It questions the practice of teaching of philosophical content. Was performed under the guidelines of philosophical inquiry. Based on the literature of the area, focusing on those works that address the problem of teaching Philosophy in Education. Proposed indications for debate on the need to overcome the traditional canon of research and teaching in the context of philosophical knowledge.

Keywords: Philosophy. Education. Practice.

Data de registro:23/04/2012

Data de aceite:03/10/2012

 

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Biografia do Autor

Wilson Francisco Correia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, BA.

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Publicado

2013-07-16

Como Citar

CORREIA, W. F. Docência em filosofia: : pensando na prática. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 54, p. 525–538, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p525a538. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971. Acesso em: 22 jul. 2024.