Considerações Lógicas em torno de uma Definição do Homem

Autores

  • Márcio Chaves-Tannús Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2066

Palavras-chave:

Lógica, Definição, Homem, Mudanças, Movimentos

Resumo

A expansão, de caráter epidêmico, registrada no decorrer dos últimos anos, de uma moda filosófica segundo a qual o Homem é exclusivamente um ser em movimento traz consigo consequências morais que valeria a pena examinar mais de perto. No presente e breve estudo me limitarei, entretanto, a testá-la em seus fundamentos lógicos. Mostrar, sob o ponto de vista lógico, o caráter autodestrutivo da posição supra, é o objetivo da demonstração e comentário, que seguem. Para tanto, tecerei, inicialmente, algumas considerações de método relativas e anteriores à demonstração propriamente dita. Para atingir o fim, que me propus, dividirei a demonstração em três etapas e me utilizarei do recuso lógico denominado “redução ao absurdo”. Esta técnica consiste em demonstrar a verdade de uma tese, deduzindo consequências absurdas da tese a ele contraditória. A primeira etapa da demonstração consistirá na delimitação exata, na expressão precisa: a mais simples e mais geral, da posição que será submetida a exame. Para tanto, será enunciada uma tese cujo conteúdo e cuja forma cumprem todas as exigências acima especificadas. [...]

Palavras-chave: Lógica; Definição; Homem; Mudanças; Movimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Chaves-Tannús, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

DESCARTES, R. (53a): Les principes de la philosophie, in: Oeuwes et lettres, Bibliothèque de la Pléiade, Gallimard, Paris, 1953.

DESCARTES, R. (53b): Règles pour la direction de l'esprit, in: Oeuvres et lettes, Bibliothèque de la Pléiade, Gallimard, Paris, 1953.

ELIOT, T.S. (67): Quatro quanetos, Civilizaçäo Brasiieira, Rio de Janeiro, 1967.

KAHLER, E. (66): Que es la historia?, Fondo de Cultura Economica, México Buenos Aires, 1966

Downloads

Publicado

2009-06-05

Como Citar

CHAVES-TANNÚS, M. Considerações Lógicas em torno de uma Definição do Homem. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 5–8, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2066. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2066. Acesso em: 22 fev. 2024.