É a metafísica uma ciência a priori ou a posteriori’? Suárez e a fundamentação da metafísica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-63276

Palavras-chave:

Objeto da Metafísica, Empirismo, Realismo

Resumo

Resumo: Contra a interpretação de François Courtine, Rolf Darge afirma que para Francisco Suárez a metafísica é uma ciência que trata do ente entendido não como aquilo que pode ser objeto para a mente humana, mas como aquilo que é apto a existir de fato. A metafísica seria uma ciência real, entre outras razões, porque ela é uma ciência a posteriori. Este artigo pretende verificar melhor a afirmação de que a metafísica de Suárez é uma ciência a posteriori. Pois, se de fato for assim, a interpretação realista que Rolf Darge oferece da metafísica de Suárez adquire maior plausibilidade.

Palavras-chave: Objeto da Metafísica; Empirismo; Realismo

Is metaphysics an a priori or an a posteriori Science? Suárez and the foundation of metaphysics

Abstract: Against the interpretation of François Courtine, Rolf Darge affirms that for Francisco Suárez metaphysics is a science that deals not with being as that which can be an object for the human mind, but with being as that which is apt to actually exist. Metaphysics would be a real science, among other reasons, because it is a posteriori science. This article aims to verify the claim that Suárez's metaphysics is a posteriori science. If this is so, the realistic interpretation that Rolf Darge offers of Suárez's metaphysics acquires greater plausibility.

Key-words: Object of Metaphysics; Empiricism; Realism

La métaphysique est-elle une science a priori ou a posteriori ? Suárez et le fondement de la métaphysique.

Résumé: Contre l'interprétation de François Courtine, Rolf Darge affirme que pour Francisco Suárez la métaphysique est une science qui traite de l'étant compris non comme ce qui peut être un objet pour l'esprit humain, mais comme ce qui est susceptible d'exister réellement. La métaphysique serait une vraie science, entre autres raisons, car c'est une science a posteriori. Cet article vise à mieux vérifier l'affirmation selon laquelle la métaphysique de Suárez est une science a posteriori. S'il en est ainsi, l'interprétation réaliste que propose Rolf Darge de la métaphysique de Suárez acquiert une plus grande plausibilité.

Mots-clés: Objet de la Métaphysique; Empirisme; Réalisme

 

Data de registro: 16/09/2021

Data de aceite: 20/10/2021

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Biografia do Autor

César Ribas Cezar, UNIFESP

Doutor em Filosofia, Teologia Católica, Filologia Clássica pelo Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn. Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). E-mail: cesarcezar@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7271203922331848. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6508-2359.

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

RIBAS CEZAR, C. É a metafísica uma ciência a priori ou a posteriori’? Suárez e a fundamentação da metafísica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 987–1016, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-63276. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63276. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Colóquio Medieval