A mudança epistemológica do professor de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-628Palavras-chave:
Epistemologia do professor, Filosofia da Ciência, Educação continuadaResumo
Neste artigo, após expormos argumentos de pesquisadores da área de formação de professores sobre a importância de se considerar a epistemologia do professor, quando pretendemos mudar suas concepções e práticas de ensino, apresentamos uma proposta de um módulo de Filosofia da Ciência, a ser incluído nos cursos de formação de professores. A proposta, vivenciada com grupos de professores, mostrou ser possível tratar de questões filosóficas de forma interessante, levando os professores a se envolverem com o assunto e a começarem a refletir sobre algumas questões da Filosofia da Ciência, entendendo como suas concepções neste campo, influenciam o seu ensino.
Palavras-chave: Epistemologia do professor; Filosofia da Ciência; Educação continuada.
Abstract: Besides showing teacher development researches’ arguments for the importance of considering the teacher’s epistemology when we intend to change his/her teaching conceptions and practice, this article presents a proposal for a module in Philosophy of Science to be included in continuing education courses. The proposal experienced by a group of teachers has proved it to be possible to deal with philosophical issues in an interesting manner, thus allowing teachers to involve themselves in the subject and to start reflecting on some Philosophy of Science issues as well as understanding how their conceptions in this area influence their teaching practice.
Key-words: teacher's epistemology; Philosophy of Science; continuous education.
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