A ESCRITA DA HISTÓRIA E OS CONTEÚDOS ENSINADOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marlene Cainelli

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p163a184

Palavras-chave:

educação histórica, ensino de história, historiografia, história da educação

Resumo

Trabalhar questões relativas ao ensino de história e a história da educação na educação básica está relacionado historicamente à seleção de conteúdos para ensinar história. Entre os principais fundamentos deste olhar historiográfico para o ensino de história está a importância do pensamento histórico para este processo. Autores como Rusen (1998, 2001) Lee (2001, 2006) e Schmidt (2009) argumentam que para se investigar a aprendizagem histórica é preciso ter como referência teórica e metodológica a ciência da História. Nesta pesquisa que realizamos pretendemos discutir como os conteúdos da história ensinada são determinados e postos em pratica em sala de aula. A seleção e definição de conteúdos escolares pressupõem uma determinada concepção de história além das demandas relacionadas aos poderes constituídos, nesse sentido definir o que se ensina na disciplina de história caracteriza-se por disputas em torno da memória, constituição da nação e de seus sujeitos.

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Data de registro: 18/03/2010

Data de aceite: 16/02/2011

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Publicado

2012-07-18

Como Citar

CAINELLI, M. A ESCRITA DA HISTÓRIA E OS CONTEÚDOS ENSINADOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 163–184, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p163a184. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7666. Acesso em: 8 nov. 2024.