A ESCRITA DA HISTÓRIA E OS CONTEÚDOS ENSINADOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p163a184Palavras-chave:
educação histórica, ensino de história, historiografia, história da educaçãoResumo
Trabalhar questões relativas ao ensino de história e a história da educação na educação básica está relacionado historicamente à seleção de conteúdos para ensinar história. Entre os principais fundamentos deste olhar historiográfico para o ensino de história está a importância do pensamento histórico para este processo. Autores como Rusen (1998, 2001) Lee (2001, 2006) e Schmidt (2009) argumentam que para se investigar a aprendizagem histórica é preciso ter como referência teórica e metodológica a ciência da História. Nesta pesquisa que realizamos pretendemos discutir como os conteúdos da história ensinada são determinados e postos em pratica em sala de aula. A seleção e definição de conteúdos escolares pressupõem uma determinada concepção de história além das demandas relacionadas aos poderes constituídos, nesse sentido definir o que se ensina na disciplina de história caracteriza-se por disputas em torno da memória, constituição da nação e de seus sujeitos.
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Data de registro: 18/03/2010
Data de aceite: 16/02/2011
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