Interacionismo simbólico, formação do "self" e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead

Autores

  • Cledes Antônio Casagrande Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Canoas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p375a403

Palavras-chave:

Interacionismo Simbólico. Educação. Identidade. Self. G. H. Mead.

Resumo

* Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor colaborador do PPG de Educação do Centro Universitário La Salle de Canoas, RS.

Apoio: Centro Universitário La Salle - Unilasalle.

Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead

Resumo: Este artigo versa sobre a educação e o processo de formação do self na perspectiva do "interacionismo simbólico". Tem como objetivo principal esboçar uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead, autor pouco conhecido na comunidade acadêmica brasileira, e estabelecer uma discussão teórica, com base em revisão de literatura, para o campo da teoria da educação. Para tanto, parte do seguinte problema: como podemos entender o processo de individuação do eu na perspectiva teórica de G. H. Mead e qual é a concepção de educação decorrente do "interacionismo simbólico"? Nossa opção pela teoria de G. H. Mead alinha-se à concepção de que nós, seres humanos, somos inscritos numa matriz intersubjetiva, interativa e simbólica por meio da qual, mediante processos de socialização e de aprendizagem, desenvolvemos uma identidade pessoal e estruturamos nossa personalidade.

Palavras-chave: Interacionismo Simbólico. Educação. Identidade. Self. G. H. Mead.

Symbolic interactionism, the formation of the self and education: some approaches to G. H. Mead's thinking

Abstract: This article is about education and the process of self-formation from "symbolic interactionism" perspective. It aims to sketch an approach to Mead"s thinking, yet little known in the Brazilian academic community, as well as establish a discussion within the field of theory of education. Therefore, we start from the following problem: according to Mead, how can we understand the process of individuation of the self, and what is the conception of education deriving from his "symbolic interactionism"? Mead"s theory fits in the understanding that we, human beings, are inscribed in an intersubjective, interactive and symbolic matrix in which, through processes of socialization and learning, we develop a personal identity and structure our personality.

Keywords: Symbolic Interactionism. Education. Identity. Self. G. H. Mead.

Interaccionismo simbólico, formación del self y educación: una aproximación al pensamiento de G. H. Mead

Resumen: Este artículo aborda la educación y el proceso de formación del self desde la perspectiva del "interaccionismo simbólico". Su principal objetivo consiste en esbozar una aproximación al pensamiento de G. H. Mead, autor poco conocido en la comunidad académica brasileña, y establecer una discusión teórica basada en la revisión de la literatura para el campo de la teoría de la educación. Por lo tanto, se basa en la siguiente cuestión: ¿Cómo es posible entender el proceso de individuación del yo en la perspectiva teórica de G. H. Mead y cuál es el concepto de educación derivado del "interaccionismo simbólico"? Nuestra opción por la teoría de G. H. Mead se alinea con la comprensión de que los seres humanos están inscritos en una matriz intersubjetiva, interactiva y simbólica a través de la cual, y por medio de los procesos de socialización y aprendizaje, desarrollan una identidad personal y estructuran la personalidad.

Palabras clave: Interaccionismo Simbólico. Educación. Identidad. Self. G. H. Mead.

Data de registro: 08/02/2014

Data de aceite: 17/11/2014

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Biografia do Autor

Cledes Antônio Casagrande, Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Canoas, RS.

Vice-Reitor e Professor do PPG em Educação do Centro Universitário La Salle de Canoas, RS. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2016-11-08

Como Citar

CASAGRANDE, C. A. Interacionismo simbólico, formação do "self" e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 59, p. 375–403, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p375a403. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24821. Acesso em: 15 jul. 2024.