A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor

Autores

  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba -UNIUBE (Uberaba, MG, Brasil)
  • Neire Márcia da Cunha Cunha Universidade de Uberaba -UNIUBE (Uberaba, MG, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p125a152

Palavras-chave:

Atividade de estudo. Tarefa de aprendizagem. Tarefa de estudo. Modelo lógico.

Resumo

*Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico "Felix Varela" de Villa Clara, Cuba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

**Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Apoio: CNPq (Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 43/2013).

A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor

Resumo: O objeto estudado é a tarefa de aprendizagem. O objetivo foi elaborar uma síntese teórico-metodológica da tarefa de estudo ou de aprendizagem no intuito de contribuir com a melhora da elaboração e direção desse tipo de tarefa. Essa síntese constitui o resultado de pesquisa realizada durante 2013 e 2014. Nesse percurso, foram necessários dois procedimentos metodológicos. O primeiro foi a análise teórica da tarefa de estudo. O segundo procedimento consistiu na revisão de investigações experimentais que aplicaram os modelos lógicos elaborados por Galperin e Davidov na elaboração e direção das tarefas de estudo. Conclui-se que a síntese teórico-metodológica que se apresenta sobre a elaboração e direção das tarefas de aprendizagem resulta-se interessante para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, da formação de professores e da pesquisa experimental, pois abre portas para a renovação dos métodos, dos programas escolares e das didáticas especiais.

Palavras-chave: Atividade de estudo. Tarefa de aprendizagem. Tarefa de estudo. Modelo lógico.

A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor

Abstract: The study object is the learning task. The goal was to develop a theoretical and methodological synthesis of study or learning task in order to contribute to the improvement of the development and direction of this type of task. This synthesis is a result of research conducted during 2013 and 2014. Along the way, it took two methodological procedures. The first was the theoretical analysis of the study task. The second procedure involved the review of experimental investigations that applied the logic models developed by Galperin and Davidov in the development and direction of the study tasks. In conclusion, the theoretical and methodological synthesis that presents on the development and direction of the learning tasks result is interesting for improving the teaching-learning process, the teacher training and experimental research because it opens doors for renovation the methods, schools programs, and Specials Didactics .

Keywords: Study activity. Learning task. Study task. Logical model.

Data de registro: 17/04/2015

Data de aceite: 22/04/2015

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Biografia do Autor

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba -UNIUBE (Uberaba, MG, Brasil)

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico

Neire Márcia da Cunha Cunha, Universidade de Uberaba -UNIUBE (Uberaba, MG, Brasil)

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (UNIUBE). E-mail: neirecunha@yahoo.com.br

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Publicado

2016-03-17

Como Citar

AQUINO, O. F.; CUNHA, N. M. da C. A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 125–152, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p125a152. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29916. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa