JEAN-JACQUES ROUSSEAU: TREZENTOS ANOS DE UM CAMINHANTE SOLITÁRIO
Resumo
O Conselho Editorial da Revista Educação & Filosofia tem a enorme satisfação de apresentar aos leitores deste periódico o dossiê Jean-Jacques Rousseau. Esse dossiê foi pensado como atividade comemorativa ao terceiro centenário de nascimento de Rousseau (1712-1778). Filósofo, romancista, músico, Rousseau, em suas obras, margeou diversos assuntos. Com profundidade singular, refletiu proficuamente sobre política, educação, religião, música, ética, constituindo-se num dos principais filósofos da modernidade. Ao instalar-se na esteira dos contratualistas, é tido como um dos precursores da política moderna, particularmente pela sua obra Contrato Social. Não somente no campo da política, mas também na educação, Rousseau é considerado o fundador da Pedagogia moderna, conforme atesta Franco Cambi em História da Pedagogia. Entre as principais contribuições de Rousseau para a educação talvez esteja sua inovadora visão da criança. Segundo Gadotti, é com o Emílio de Rousseau que o entendimento sobre criança ultrapassa a premissa de tomá-la como um adulto em miniatura, para compreender a criança como um sujeito singular e portador de características singulares e distintas daquelas dos adultos. Isso foi, a rigor, decisivo para a constituição da Pedagogia moderna, em especial para as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. No campo da teoria do conhecimento, estabelece um debate bastante interessante com a tradição empirista, ao qual propõe um materialismo moderado. Filósofo singular, é um dos maiores expoentes do iluminismo francês, do contratualismo e dos enciclopedistas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 José Benedito de Almeida Júnior, Márcio Danelon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.