Informática na educação: perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-973Resumo
A indústria da informação é um dos mais importantes ramos das atividades humanas na civilização moderna, orientando as decisões governamentais, a publicidade, as estratégias das empresas, enfim, abrangendo toda a produção de riqueza e bem estar no mundo atual.
Quem hoje pode passar sem informação? Profissionalmente em qualquer atividade, o mais simples homem do campo é atento ao noticiário do seu rádio de pilha para verificar, por exemplo, a previsão do tempo, bem como o mais moderno executivo de uma grande empresa, decidindo a estratégia da mesma, precisa de informação.
É mister ressaltar que a busca de informação sempre foi, através dos tempos, uma necessidade preponderante das civilizações, mas o fato a ser destacado, a partir dos anos 50 do nosso século, é que a informação, com o advento do computador, se tomou muito mais ágil, precisa e dinâmica. Num mundo onde antes a informação fluía lentamente, com o computador e mais com a telemática - simbiose das tecnologias de informática e comunicação - o uso da informação ganha uma dinâmica nunca antes pensada. [...]
Palavras-chave: Informática; Indústria da informação; Mundo atual.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Femando José. Educação e Informáüca: os computadores na escola. São Paulo, Cortez, 1987.
KAVAMURA, Lili. Novas tecnologias e educação. São Paulo, Ática, 1990.
LOLLINI, Paolo. Didática e computador. São Paulo, Loyola, 1991.
NISKIER, Amaldo. Tecnologia educacional: uma visão política. Petrópolis, Vozes, 1993.
PAPERT, Seymour. LOGO: computadores e educação. São Paulo, Brasiliense, 1985.
WIENER, Norbert. Cibemética e sociedade: o uso humano de seres humanos. São Paulo, Cultrix, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Eduardo Vitor Miranda Carrão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.