BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e Maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286p.

Autores

  • Núbia Silvia Guimarães Paiva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Menissa Cícera Fernandes Carrijo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-580

Palavras-chave:

Educação, Maria Isabel Edelweiss, Infância e Maquinarias

Resumo

A autora Maria Isabel Edelweiss Bujes graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obteve o título de mestre em Educação pela PUC do Rio Grande do Sul e doutorouse em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; é professora aposentada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS.

Segundo a autora, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCN / EI) é um instrumento de controle em que operam racionalidades pedagógicas e políticas, preocupadas em gerar e pôr em ação um regime de práticas comprometidas com o poder e conseqüentemente com o governamento da infância, ou seja, a intenção é levar a criança a se auto-regular. Em seu trabalho defende que a disseminação de concepções sobre conhecimento e desenvolvimento infantil está relacionada com a criação de instrumentos para efetivar o controle e o jogo de poder desde a infância. [...]

 

Palavras-chave: Educação; Maria Isabel Edelweiss; Infância e Maquinarias.

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Biografia do Autor

Núbia Silvia Guimarães Paiva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Menissa Cícera Fernandes Carrijo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Professora em Educação infantil.

Referências

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Publicado

2008-07-04

Como Citar

PAIVA, N. S. G.; CARRIJO, M. C. F. BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e Maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 37, p. 305–309, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-580. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/580. Acesso em: 24 dez. 2024.