A EDUCATIO LATINA NA OBRA DE CLEMENTIA DE SÊNECA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-04Palavras-chave:
Educação. Império Romano. Poder. Sêneca.Resumo
* Mestre em História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor de História e Filosofia da Educação Moderna do Curso de Pedagogia da Faculdade do Noroeste do Paraná (FANP). Professor de História da Educação I do Curso de Pedagogia da Faculdade Palas Atena (FPA).
** Doutor em História e Sociedade pela UNESP e Professor da Universidade Estadualde Maringá.
A educatio latina na obra de clementia de Sêneca
Resumo: reocupação discutir a concepção de clemência que Sêneca desenvolve no Tratado sobre a clemência. A obra foi destinada a Nero com a finalidade de orientá-lo a utilizar essa virtude em seu exercíciode poder. Por meio da prudência política que dela derivaria, o Imperador seria capaz de harmonizar suas ações com a sociedade romana. As reflexões realizadas ao longo do trabalho levam à compreensão de que a clemência, em Sêneca, seria um modelo de sabedoria a ser aplicado pelo príncipe em suas ações políticas. Assumindo esse princípio fundamental de um bom governo e tornando-o um exemplo moral e ético, ele disseminaria essa prática por todos, selando a lealdade do povo para com seu governante. Ao mesmo tempo, de maneira velada, Sêneca procurava desviar Nero de uma tendência tirânica, cujos indícios já estariam se manifestando.
Palavras-chave: Educação. Império Romano. Poder. Sêneca.
Abstract: The concept of clemency which Seneca developed in his On Clemency is provided and discussed. The treatise was written for Nero to help him use the virtue of mercy in the exercise of power. The Emperor would be able to fine-tune his actions with Roman society through political prudence which emanates from this virtue. Discussions in current research lead towards the understanding that, according to Seneca, clemency would be the model of wisdom to be applied by the ruler in his political activities. If he acted on this fundamental principle of good government and transformed it into a moral and ethical example, he would spread such practice to all, guaranteeing the people's loyalty to their ruler. At the same time, albeit covertly, Seneca was also trying to made Nero avoid a tyrannical trend whose vestiges were already in the making.
Keywords: Education. Power. Roman Empire. Seneca.
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Data de Registro: 08/07/09
Data de Aceite: 13/01/10
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