Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-626Palavras-chave:
Motivações, Desempenho acadêmico, Estudante universitárioResumo
Este estudo comparou um conjunto de dados psicossociais de dois grupos de estudantes caracterizados como exitosos e não exitosos em função de seu rendimento acadêmico universitário. Participaram 215 indivíduos, que foram avaliados através de um questionário composto de dados pessoais, hábitos de estudo e lazer, motivação, locus de controle, auto-estima, entre outras variáveis cognitivas. Os resultados foram analisados pelo programa SPSS. Teses t de Student mostraram que os dois grupos diferiram significativamente em 16 das 18 variáveis estudadas, de modo que os estudantes exitosos apresentaram maiores médias nas avaliações de características positivas para o desenvolvimento pessoal e menores médias naquelas consideradas negativas.
Palavras-chave: Motivações, Desempenho acadêmico; Estudante universitário.
Abstract: This study compared several social-psychological data of two groups of students denominated successful and not successful, due to their academic achievement at the university. The sample was of 215 subjects, evaluated by a questionnarie with personal data, study and leisure habits, motivation, locus of control, self-esteem and other cognitive variables. The results showed that the two groups differed significantly in 16 of the 18 studied variables, such as the successful students shows higher average of rate on positive characteristics to personal development and lower average on the negative characteristics.
Keywords: Motivations; Academic results; College student.
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