Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário

Autores

  • José Augusto Augusto Dela Coleta Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)
  • Dinorah Maria de Almeida e Borges Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM)
  • Marília Ferreira Dela Coleta Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-626

Palavras-chave:

Motivações, Desempenho acadêmico, Estudante universitário

Resumo

Este estudo comparou um conjunto de dados psicossociais de dois grupos de estudantes caracterizados como exitosos e não exitosos em função de seu rendimento acadêmico universitário. Participaram 215 indivíduos, que foram avaliados através de um questionário composto de dados pessoais, hábitos de estudo e lazer, motivação, locus de controle, auto-estima, entre outras variáveis cognitivas. Os resultados foram analisados pelo programa SPSS. Teses t de Student mostraram que os dois grupos diferiram significativamente em 16 das 18 variáveis estudadas, de modo que os estudantes exitosos apresentaram maiores médias nas avaliações de características positivas para o desenvolvimento pessoal e menores médias naquelas consideradas negativas.

Palavras-chave: Motivações, Desempenho acadêmico; Estudante universitário.

 

Abstract: This study compared several social-psychological data of two groups of students denominated successful and not successful, due to their academic achievement at the university. The sample was of 215 subjects, evaluated by a questionnarie with personal data, study and leisure habits, motivation, locus of control, self-esteem and other cognitive variables. The results showed that the two groups differed significantly in 16 of the 18 studied variables, such as the successful students shows higher average of rate on positive characteristics to personal development and lower average on the negative characteristics.

Keywords: Motivations; Academic results; College student.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Augusto Dela Coleta, Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)

Professor do Curso de Mestrado em Educação Superior – Centro Universitário do Triângulo – UNIT.

Dinorah Maria de Almeida e Borges, Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM)

Professora da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – FMTM

Marília Ferreira Dela Coleta, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora da Faculdade de Psicologia – Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Referências

ALMEIDA E BORGES, D.M. Características psicossociais de universitários "exitosos" e "não exitosos ": implicações para a atividade docente. Dissertação (Mestrado em Educação Superior). Centro Universitário do Triângulo, 2000. 111 p.

BONFIM, M.F. Perfil motivacional de trabalhadores de Uberlândia e região. Monografia. (Especialização em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos). Universidade Federal de Uberlândia, 1991.

COOPERSMITH, S. The antecedents of self-esteem. San Francisco: Freeman, 1967.

DELA COLETA, J.A. Internalidad, auto-estima, valor incentivo de los estudios, necessidad de logro y rendimiento académico en tareas de maxima execucion. Memorias EVEMO 2. Mérida, Venezuela: Centro de Investigaciones Psic016gicas, 1988.

DELA COLETA, J.A.; DELA COLETA, M.F. Aigumas caracterfsticas motivacionais de trabalhadores brasileiros: a caminho da superação do subdesenvolvimento. In TAMAYO, BORGES ANDRADE, J.E.; CODO, W. Trabalho, Organizações e Cultura. Säo Paulo: Cooperativa de Autores Associados, 1997.

HOFSTEDE, G. Cultures and Organizations. London: McGraw-Hill Book Company, 1991.

LEVENSON, H. Activism and powerful others: Distinctions within the concept of internal-external control. Journal of Personality Assessment, n. 38, p.377-383, 1974. https://doi.org/10.1080/00223891.1974.10119988

McCLELLAND, D.C.; ATKINSON, J.N.; CLARK, R.A.; LOWELL, E. L. (1953) The Achievement Motive. New York: Appleton — Century Crofts. https://doi.org/10.1037/11144-000

McCLELLAND, D.C. A Sociedade competitiva: realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972.

NIE, N.H.; BENT, D.H.; HULL, C.H. Statistical Package for the Social Sciences. New York: McGraw-Hill, 1975.

ROMERO - GARCfA, O. Locus de control, clase social y rendimiento académico. Mérida: Laboratorio de Psicologia (ULA). Publicaci6n 7, 1977.

________________. Motivando para el trabajo. Cuadernos Lagoven, Serie Siglo XXI. Caracas, Venezuela: Departamento de Relaciones Püblicas de Lagoven, 1985.

________________. Crecimiento psicolögico y motivaciones sociales. Mérida, Venezuela: Ediciones ROGYA, 1991.

______________. Enriquecimento Motivacional. Mérida, Venezuela: Ediciones ROGYA, 1993. Apostila.

______________. SALOM DE BUSTAMANTE, C. Valor incentivo de los estudios: conceptualización y medición. Mérida, Venezuela: Laboratorio de Psicologia (ULA), Publicación 28, 1982.

______________. SALOM DE BUSTAMANTE, C. Los estudiantes exitosos. Como son ellos? Mérida, Venezuela: Ediciones ROGYA, 1992.

ROSENBERG, M. Society and the adolescent self-image. Princenton, N.J.: Princenton University Press, 1965. https://doi.org/10.1515/9781400876136

ROTTER, J.B. Generalized expectancies for internal versus external control of reinforcement. Psychological Monographs, p.80, 1966. https://doi.org/10.1037/t01673-000

SALOM DE BUSTAMANTE, C. Necesidad de Logro, Locus de Control y Rendimiento Académico. Mérida, Venezuela: Laboratorio de Psicologfa (ULA) Publicaci6n 19, 1981.

SALOM DE BUSTAMANTE, C.; ROMERO-GARCÍA, O. Motivación y Inteligencia em Estudiantes Exitosos. Memorias E VEMO 4, Mérida, Venezuela: Ediciones ROGYA, 1992.

SELIGMAN, M.E.P. Desamparo: sobre depressão, desenvolvimento e morte. São Paulo: HUCITEC, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1977.

SELIGMAN, M.E.P. Learned optimism. New York: Alfred A. Knopf, 1991.

Downloads

Publicado

2008-07-17

Como Citar

DELA COLETA, J. A. A.; E BORGES, D. M. de A.; DELA COLETA, M. F. Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 33, p. 47–62, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-626. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626. Acesso em: 5 nov. 2024.