A FACE OCULTA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: PERCEPÇÕES DE COMPORTAMENTOS ILÍCITOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR POR ALUNOS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p465a490Palavras-chave:
Educação Superior, Comportamentos Acadêmicos e Pedagógicos Ilícitos, Formação Acadêmica.Resumo
Com o intuito de construir instrumentos de medida, e obter parâmetros de percepção de existência de condutas ilícitas emitidas por professores e alunos universitários, este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com 610 sujeitos, professores, coordenadores e alunos de diversos cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento em que se solicitava a porcentagem de emissão destes comportamentos pelos estudantes, e outro relativo às condutas dos professores. Os resultados mostram que os diversos comportamentos são percebidos como tendo altos níveis de frequência de ocorrência no meio universitário, tanto por coordenadores, professores e alunos, com diferenças significativas entre esses três grupos de sujeitos, bem como ao se considerar as diferentes IES participantes deste estudo.
Referências
ADORNO, T. W. Teoria da Semicultura, Revista Educação e Sociedade, Campinas, ano XVII, n. 56, p. 388-411, Dez. 1996.
______. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
______. Theorie der Halbbildung. Gesammelte Schriften, Herausgegeben von Rolf Tiedemann, v. 8, Vierte Auflage 1966, Frankfurt; Suhhrkamp verlang, am Main 1972 (Sociologische Schriften I), p. 93-121. ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: JZE, 1985.
ALMEIDA, A. C. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007.
GOMES, L. R. Educação e Consenso em Habermas. Campinas: Alínea, 2007.
______. A Indústria Cultural Hoje: o agir comunicativo como possibilidade de uma teoria crítica da educação. In: Semin ário Internacional : A Ind ústria Cultural Hoje , 2006, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2006. p. 473-485.
FOLHA. 30.000 professores faltam por dia em São Paulo. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 11 Nov. 2007. Caderno Cidades, p. C 1.
HABERMAS, J. Moralbewusstsein und Kommunikatives Handeln. Suhrkamp Verlang: Frankfurt am Main, 1983.
_______. Teoría de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1999.
_______. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estúdios previos. Tradução de Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Catedra, 2001.
HORKHEIMER, M. O Eclipse da Razão. Tradução de São Paulo: Centauro, 2000.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
LEVITT, S.; DUBNER, S. Freaakonomics - o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta: as revelações de um economista original e politicamente incorreto. Tradução de Regina Lyra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
MASSETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MATTEI, Jean-François. A barbárie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. São Paulo: UNESP, 2002.
PLATÃO. A República. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
Data de registro: 27/11/2010
Data de aceite: 18/05/2011
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 José Augusto Dela Coleta, Luiz Roberto Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.