A FACE OCULTA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: PERCEPÇÕES DE COMPORTAMENTOS ILÍCITOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR POR ALUNOS E PROFESSORES

Autores

  • José Augusto Dela Coleta UNIUBE
  • Luiz Roberto Gomes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p465a490

Palavras-chave:

Educação Superior, Comportamentos Acadêmicos e Pedagógicos Ilícitos, Formação Acadêmica.

Resumo

Com o intuito de construir instrumentos de medida, e obter parâmetros de percepção de existência de condutas ilícitas emitidas por professores e alunos universitários, este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com 610 sujeitos, professores, coordenadores e alunos de diversos cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento em que se solicitava a porcentagem de emissão destes comportamentos pelos estudantes, e outro relativo às condutas dos professores. Os resultados mostram que os diversos comportamentos são percebidos como tendo altos níveis de frequência de ocorrência no meio universitário, tanto por coordenadores, professores e alunos, com diferenças significativas entre esses três grupos de sujeitos, bem como ao se considerar as diferentes IES participantes deste estudo.

Referências

ADORNO, T. W. Teoria da Semicultura, Revista Educação e Sociedade, Campinas, ano XVII, n. 56, p. 388-411, Dez. 1996.

______. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

______. Theorie der Halbbildung. Gesammelte Schriften, Herausgegeben von Rolf Tiedemann, v. 8, Vierte Auflage 1966, Frankfurt; Suhhrkamp verlang, am Main 1972 (Sociologische Schriften I), p. 93-121. ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: JZE, 1985.

ALMEIDA, A. C. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007.

GOMES, L. R. Educação e Consenso em Habermas. Campinas: Alínea, 2007.

______. A Indústria Cultural Hoje: o agir comunicativo como possibilidade de uma teoria crítica da educação. In: Semin ário Internacional : A Ind ústria Cultural Hoje , 2006, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2006. p. 473-485.

FOLHA. 30.000 professores faltam por dia em São Paulo. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 11 Nov. 2007. Caderno Cidades, p. C 1.

HABERMAS, J. Moralbewusstsein und Kommunikatives Handeln. Suhrkamp Verlang: Frankfurt am Main, 1983.

_______. Teoría de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1999.

_______. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estúdios previos. Tradução de Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Catedra, 2001.

HORKHEIMER, M. O Eclipse da Razão. Tradução de São Paulo: Centauro, 2000.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

LEVITT, S.; DUBNER, S. Freaakonomics - o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta: as revelações de um economista original e politicamente incorreto. Tradução de Regina Lyra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MASSETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MATTEI, Jean-François. A barbárie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. São Paulo: UNESP, 2002.

PLATÃO. A República. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

Data de registro: 27/11/2010

Data de aceite: 18/05/2011

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Dela Coleta, UNIUBE

Prof. Dr. José Augusto Dela Coleta Doutor em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro. Professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Luiz Roberto Gomes Doutor em Educação pela UNICAMP, na área de Filosofia e História da Educação. Prof. do Dep. de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar

Downloads

Publicado

2012-07-19

Como Citar

DELA COLETA, J. A.; GOMES, L. R. A FACE OCULTA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: PERCEPÇÕES DE COMPORTAMENTOS ILÍCITOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR POR ALUNOS E PROFESSORES. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 465–489, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p465a490. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11247. Acesso em: 21 dez. 2024.