Fracasso escolar na alfabetização

atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores

Autores

  • Maria das Graças Cunha Campos

Palavras-chave:

Educação, Professores alfabetizadores, Escolas periféricas

Resumo

Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar as atribuições causais de professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da periferia de Uberlândia, MG, em relação ao fracasso escolar de seus alunos na alfabetização, utilizando-se de um instrumento de levantamento de atribuições causais sobre o fracasso escolar de seus alunos (Estudo 1), e de um instrumento padronizado de atribuição de causalidade em situações hipotéticas de sucesso ou de fracasso escolar (Estudo 2).

Para tanto foram entrevistados 4 professores de uma escola municipal e 11 professores de uma escola estadual (Estudo 1), foi aplicada o instrumento padronizado de Atribuição de causalidade a 24 professores de escolas municipais e 27 professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas à análise de variância e ao Teste de Duncan.

Os principais resultados do Estudo 1 que, quando comparados professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas de escolas municipais e estaduais, os primeiros acentuam os segundos enfatizam mais as causas externas. Com relação ao Estudo 2, foram mais valorizados as causas relacionadas a esforço estável, tanto em situação de sucesso como em relação ao fracasso , não se encontrando diferenças significativas entre os professores do estado e do município.

Tais resultados apontam para a necessidade de conhecer e pesquisar melhor os processos de atribuição causal dos professores quanto às expectativas de sucesso ou de fracasso dos alunos, de modo a minimizar a seletividade de ensino observada nas séries iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave: Educação; Professores alfabetizados; Escolas periféricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

CAMPOS, M. das G. C. Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 287, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações