Fracasso escolar na alfabetização
atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
Palavras-chave:
Educação, Professores alfabetizadores, Escolas periféricasResumo
Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar as atribuições causais de professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da periferia de Uberlândia, MG, em relação ao fracasso escolar de seus alunos na alfabetização, utilizando-se de um instrumento de levantamento de atribuições causais sobre o fracasso escolar de seus alunos (Estudo 1), e de um instrumento padronizado de atribuição de causalidade em situações hipotéticas de sucesso ou de fracasso escolar (Estudo 2).
Para tanto foram entrevistados 4 professores de uma escola municipal e 11 professores de uma escola estadual (Estudo 1), foi aplicada o instrumento padronizado de Atribuição de causalidade a 24 professores de escolas municipais e 27 professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas à análise de variância e ao Teste de Duncan.
Os principais resultados do Estudo 1 que, quando comparados professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas de escolas municipais e estaduais, os primeiros acentuam os segundos enfatizam mais as causas externas. Com relação ao Estudo 2, foram mais valorizados as causas relacionadas a esforço estável, tanto em situação de sucesso como em relação ao fracasso , não se encontrando diferenças significativas entre os professores do estado e do município.
Tais resultados apontam para a necessidade de conhecer e pesquisar melhor os processos de atribuição causal dos professores quanto às expectativas de sucesso ou de fracasso dos alunos, de modo a minimizar a seletividade de ensino observada nas séries iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave: Educação; Professores alfabetizados; Escolas periféricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maria das Graças Cunha Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.