A APROPRIAÇÃO DE ARISTÓTELES POR JOHN DEWEY
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-02Palavras-chave:
John Dewey. Aristóteles. Lógica. Teoria da Investigação.Resumo
* Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista e Professora Adjunto da Universidade Federal do Piauí.
** Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista e Professor de Filosofia da Educação e História da Educação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
As pesquisas que originaram este trabalho foram subsidiadas pelo Conselho Nacionalde Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A apropriação de aristóteles por john dewey
Resumo: Este artigo analisa as relações entre as filosofias de John Dewey e Aristóteles, tomando como objeto de estudo o livro Logic: the theory of inquiry. Nesse livro, publicado em 1938, Dewey conclui suas reflexões sobre a teoria lógica apresentadas principalmente em Como pensamos, obra que mostra a relevância desse tema para a educação. A primeira parte do artigo é composta por um breve histórico da lógica, desde Aristóteles até o início do século XX; as duas partes seguintes apresentam o argumento do autor acerca da lógica aristotélica; a quarta parte expõe a teoria proposta por Dewey e as duas últimas seções analisam como Dewey vê Aristóteles, considerando a via interpretativa oriunda da escolástica e o movimento contemporâneo de revisão das ideias aristotélicas. No intuito de oferecer contribuições para futuros estudos, o trabalho também discute a apropriação de Aristóteles por Dewey e sugere algumas hipóteses sobre esse tema.
Palavras-chave: John Dewey. Aristóteles. Lógica. Teoria da Investigação.
Abstract: This article analyses the relationship between John Dewey's and Aristotle's philosophies, adopting as reference the book Logic: the theory of inquiry. In this book, published in 1938, Dewey concludes his reflexions about logic theory, specially presented in How we think, a work that shows the relevance of this theme for education. The first part of the article is composed by a brief history of logic, since Aristotle until the early 1950s; the two subsequent parts explain the author's arguments about Aristotelian logic; the fourth presents the theory proposed by Dewey and the last two analyses how Dewey sees Aristotle, considering the interpretative way originated from scholastic and also the contemporary movement that review the Aristotelian ideas. In order to offer contributions to future studies, the article also discusses the appropriation of Aristotle by Dewey and suggests some hypothesis about this theme.
Keywords: John Dewey. Aristotle. Logic. Theory of Inquiry.
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Data de Registro: 16/09/2009
Data de Aceite: 08/08/2010
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