O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim

Autores

  • Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Luciana Beatriz de O. B. de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-735

Palavras-chave:

Educação, Positivismo, Durkheim

Resumo

Este artigo analisa as ideias de Durkheim sobre o processo educativo, objetivando evidenciar suas reflexões a respeito da consciência coletiva, sendo esta capaz de despertar a solidariedade mecânica entre os homens. O homem, enquanto ser social, perderia sua individualidade tornando-se “cidadão da Pátria”, constituindo-se em um ser coletivo (solidariedade orgânica). Esta coesão social seria permanente se levasse em consideração o aspecto da educação. Durkheim defende que os indivíduos são diferentes, pois cada um tem uma personalidade particular, aptidões diferentes e, por consequência, exercem atividades também diferentes.

Palavras-chave: Educação; Positivismo; Durkheim.

Abstract: This article deals with Durkheim’s ideas about the educational process. It tries to explain his reflections about the collective consciousness, in so far as it brings about the mechanical solidarity among men. Man, as a social creature, would lose his individuality and be turned into the citizen of native country, becoming a collective creature (organic solidarity). This social cohesion would be permanent if considering the educational aspect. Durkheim states that the individuals are different, because everyone has an individual personality, different skills, and they exercise different activities too.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Luciana Beatriz de O. B. de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

COMTE, A. Curso de Filosofia Positiva; Discurso Preliminar sobre o conjunto do Positivismo; Catecismo Positivista. Trad por Carlos Artur Giannotti e Miguel Lemos. São Paulo: Nova Cultural, 1988. (Os Pensadores)

DURKHEIM, Émile. As regras do Método Sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1973, Vol. 33. (Os Pensadores)

____________. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Abril Cultural, 1973, Vol. 33. (Os Pensadores)

____________. A Evolução Pedagógica. Porto Alegre: ARTES Médicas, 1995.

____________. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Como Citar

DE CARVALHO, C. H.; DE CARVALHO, L. B. de O. B. O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 14, n. 27/28, p. 81–88, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-735. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/735. Acesso em: 21 nov. 2024.