Breve Exame do Conceito de Tempo na Tradição Filosófica e Cultural do Ocidente até a Idade Média
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2016Palavras-chave:
Tradição, Tradição filosófica, Idade média, OcidenteResumo
[…] Desde sua mais remota época a filosofia do ocidente se ocupou com a problemática expressa por um par de conceitos: os conceitos da permanência e da mudança. Conceitos opostos, mas que para nós humanos, apenas são concebíveis, psicologicamente captáveis, passíveis apenas de definição por um movimento, que refere um ao outro. De fato: por um lado, aquele que afirma a permanência, suprime no mesmo ato a ideia secular de tempo, a ideia do tempo trifásico: o tempo passado, o tempo presente e o tempo futuro. Pois para o que permanece, não se altera, não há diferença entre o hoje e o amanhã, entre estes e o ontem. A permanência passa, por assim dizer, intocada pelo tempo, tem a propriedade de ignorá-lo de fato. Por outro lado, é impossível concebê-la, isolá-la como conceito, fora de um movimento, que a contrapõe aos processos da mudança. Sejam eles marcados positivamente, os de natureza evolutiva, sejam eles os da degenerescência. Também assim, a consciência da mudança: ela nasce a partir do momento em que sua negação torna-se concebível. […]
Palavras-chave: Tradição; Tradição filosófica; Idade média; Ocidente; Tempo.
Downloads
Referências
OLIADE, M. (s/d): O Sagrado e o Profano, Livros do Brasil, Lisboa, (s/d).
KAHLER, E. (66): Que es la historia?, Fondo de Cultura Económica, México-Buenos Aires, 1996.
LE GOFF, J. (82): La civilisation de l’Occident medieval, Flammarion, Paris, 1982.
PLATON (50): Oeuvres completes: 2 vol., Bibliotetheque de la Piéade, Gallimard, Paris, 1950.
SAINT AUGUSTIN (64): Les confessions, Garnier-Flammarion, Paris, 1964.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannús
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.