De professores e carpinteiros
encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-742Palavras-chave:
Educação, Filosofia, Teoria e Prática na Construção da Prática profissionalResumo
Este estudo consiste numa discussão sobre teoria e prática. Aponta os encontros e desencontros entre uma e outra. Considera que os desencontros são decorrentes do senso comum e da interpretação de algumas tendências filosóficas. Os encontros são gerados pela superação das contradições, resultando em práxis que integram prática à teoria e teoria à prática. A partir disso, tenta esclarecer o fenômeno da construção do conhecimento prático no desenrolar de uma profissão. Para tanto, analisa o trabalho de um carpinteiro e de uma professora de Tecnologia Educacional. O texto tal como está estruturado, pode se constituir num instrumental teórico ao qual os professores, formadores de professores e outros profissionais podem recorrer para ilustrar como os conhecimentos práticos se constroem no percurso de uma profissão.
Palavras-chave: Educação; Filosofia; Teoria e Prática na Construção da Prática profissional.
Abstract: This study consists of a discussion about theory and practice. It points out the similarities and divergences are results of common sense and the interpretation of some philosophical trend. The similarities are generated by overcoming the contradictions, resulting in praxis, which integrate practice with theory and theory with practice. Consequently, it tries to clarify the phenomenon of building practical knowledge during the development of a profession. To this end it analyses the work of both a carpenter and an Educational Technology teacher. The text is structured in a way that it can work as a theoretical instrument which teachers, teacher trainers and other professionals can refer to illustrate how practical knowledge is built in the course of a carreer.
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