RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH

Autores

  • Angelo Vitório Cenci Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p323a342

Palavras-chave:

reconhecimento, conflito, formação.

Resumo

Honneth explora, em sua teoria crítica, um tipo de conflito impulsionado por experiências de desrespeito que afetam a identidade pessoal ou coletiva. Ao retomar ao jovem Hegel, situa o conflito no núcleo central de sua teoria social crítica, concebendo-o como distúrbio ou lesão nas relações sociais de reconhecimento. Além de atribuir ao conflito o papel de motor da interação social, confere-lhe a função de elemento formador da identidade humana na medida em que permite ao sujeito desenvolver positivamente uma autorrelação prática por meio de diferentes esferas do reconhecimento. O presente artigo toma como ponto de partida as teses centrais da teoria do reconhecimento honnethiana e a apresentação das diferentes dimensões do conflito presentes nela para mostrar como é possível encontrar, em tal teoria, um importante vínculo entre conflito e formação, sobretudo, mediante os conceitos de socialização e autorrealização.

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Data de registro:17/01/2012

Data de aceite:28/01/2013

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Biografia do Autor

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo

Doutor (2006) e pós-doutor (2012) pela UNICAMP. Professor e pesquisador do curso de filosofia e do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Passo Fundo/RS.

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Publicado

2013-07-16

Como Citar

CENCI, A. V. RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 323–342, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p323a342. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14267. Acesso em: 21 nov. 2024.