A escola unitária e o papel da filosofia da educação na nova ordem mundial
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-886Palavras-chave:
Politica Educacional , Filosofia da Educação, Organização do Trabalho, Formações Técnicas e CientíficasResumo
Resumo: Neste ensaio aborda-se recentes transformações nas esferas econômica, social, política e ideológica, em nível internacional, caracterizando urna "nova ordem mundial", onde emergem novas formas de organização do trabalho. Nesse quadro, é recolocado o ideal de unidade entre as formações técnica e científica, princípio formativo que já estava presente na proposta educacional burguesa, a "escola nova", e na socialista, a "escola unitária". Entretanto, nem o capitalismo e nem o "socialismo real" puderam concretizá-lo, devido às contradições sociais que essas sociedades não conseguiram superar. Tendo em vista a reapresentação desse princípio, fundando-se em novas demandas do capitalismo, propõe-se discutir o papel da escola unitária e da Filosofia da Educação nesse novo contexto social, considerando-se que o terna da formação geral é parte integrante dos seus conteúdos.
Palavras-chave: Política educacional; Filosofia da Educação; Formações Técnica e Científica; Organização do Trabalho.
Abstract: This text approaches the transformations in the economic, social, political and ideological spheres, at international level, characterizing a "new world order", and new emerging forms of organization of work. Studies already completed on the subject indicate that the more modem industrial relationships make demands on the multiskilled worker, replacing the ideal of unity between the technical and scientific forms. This formative principle already existed both in the bourgeoisie education proposal, the "new school". Neither capitalism nor real socialism, meanwhile, could provide this principle, owing to social contradictions that these societies could not overcome. Considering that this principle is once more the order of the day, now based on the current the demands of capitalism, we propose to discuss the role of the Unitary school in this new social context. We also focus on the role of Philosophy of Education, because a scientific education is part of its content, i. e., part of an unitary education.
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