Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-58772

Palavras-chave:

Filosofia indígena, Pedagogias decoloniais, Colonialidade do saber

Resumo

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil – Código de Financiamento 001

 

Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber

Resumo: O artigo pretende abordar as possíveis contribuições da filosofia latino-americana e das filosofias e pedagogias indígenas na descolonização epistêmica do saber. Para tanto, investiga o trabalho de libertação da filosofia proposto Enrique Dussel e Raúl Fornet-Bettancourt, bem como a noção de colonialidade do saber, pensada por diferentes teóricos da concepção decolonial. Identifica-se a necessidade de compreender o Outro a partir dele mesmo como matriz de um processo decolonizador, e por isso propomos a leitura do trabalho do autor, filósofo e educador indígena Daniel Munduruku, a fim de identificar aspectos que nos ajudem a empreender um trabalho de reconfiguração e descolonização epistemológica.

Palavras chave: Filosofia indígena, Pedagogias decoloniais, Colonialidade do saber.

 

Philosophy, education and the epistemic decolonization of knowledge

Abstract: The article intends to approach the possible contributions of Latin American philosophy and indigenous philosophies and pedagogies for the epistemic decolonization of knowledge. To this end, we investigates the work of liberating philosophy proposed by Enrique Dussel and Raúl Fornet-Bettancourt, as well as the notion of coloniality of knowledge, thought by different theorists of the decolonial conception. The need to understand the other from himself is identified as the matrix of a decolonizing process, and for this reason we propose the reading of the work of the author, philosopher and indigenous educator Daniel Munduruku, in order to identify aspects that help us to undertake a work of epistemological reconfiguration and decolonization.

Key-words: Indigenous philosophy, Decolonial pedagogies, Cooloniality of knowledge.

 

Filosofía, educación y descolonización epistémica del conocimiento

Resumen: El artículo pretende abordar los posibles aportes de la filosofía latinoamericana y las filosofías y pedagogías indígenas en la descolonización epistémica del conocimiento. Para ello, investiga el trabajo de filosofía liberadora propuesto por Enrique Dussel y Raúl Fornet-Bettancourt, así como la noción de colonialidad del conocimiento, pensada por diferentes teóricos de la concepción descolonial. La necesidad de comprender al otro desde sí mismo se identifica como la matriz de un proceso descolonizador, por lo que proponemos la lectura de la obra del autor, filósofo y educador indígena Daniel Munduruku, a fin de identificar aspectos que nos ayuden a emprender un trabajo. de reconfiguración y descolonización epistemológica. 

Palabras clave: Filosofía indígena, Pedagogías decoloniales, Colonialidad del saber.

 

Data de registro: 08/01/2021

Data de aceite: 28/04/2021

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Biografia do Autor

Dannyel Teles de Castro, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutorando em Educação na Universidade do Estado do Pará (UEPA). E-mail: dannyeltelesdecastro@gmail.com.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora na Universidade do Estado do Pará (UEPA). E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Teles de Castro, D., & Apoluceno de Oliveira, I. (2021). Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 35(73), 83–112. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-58772

Edição

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Artigos