CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
Palavras-chave:
crianças, infâncias, ensinar-aprender e formação de professoresResumo
O propósito desse artigo é discutir sobre o que o aprender de crianças nas escolas podem ensinar para professores/as e pesquisadores/as. Analisamos escritas-desenhos de crianças de terceiros e quartos anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental; analisamos aspectos do cotidiano de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental para entender quando a imaginação e o faz de conta apareciam nas atividades escolares, de que maneira eram abordadas pela professora e como eram relacionadas com ensinar-aprender a escrever; apresentamos também parte das análises de uma pesquisa que realizamos numa Escola Municipal de Educação Infantil, principalmente as conclusões relativas a um álbum de fotografias sobre brincadeiras infantis. As produções infantis ensinaram-nos como as crianças são sujeitos de aprendizados importantes e expressaram aspectos diversos de suas vidas, suas dificuldades, seus desejos, suas compreensões e relações, seus modos de apreender o mundo e dele participar: o aprendizado vivido como aventura.
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Data de registro: 31/07/2012
Data de aceite: 17/10/2012
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