Um ensino mais humano baseado na Pedagogia Waldorf

Autores

  • Ana Maria de Sylvio Cotellessa Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v3a1989-1908

Palavras-chave:

Pedagogia, Ensino, Humano, Rudolf Steiner, Ciências

Resumo

[...] Este texto não pretende formular uma teoria sobre a necessidade de uma nova estrutura na educação, mas provocar o surgimento de uma mentalidade educacional. Há muito tempo se ouve sobre este ou aquele procedimento para com a criança. O preparo pedagógico consiste frequentemente de mandamentos e regras a respeito de como tratar o aluno. E isso faz com que os educadores não cultivem a plena dedicação ao seu trabalho. Rudolf Steiner (1861 - 1925) foi um dos maiores pensadores de todos os tempos, cujo domínio das ciências modernas é tão admirável quanto seu conhecimento no campo das ciências antigas. Ele não foi mais místico que  Albert Einstein; foi em primeiro lugar cientista, mas um cientista que ousava penetrar nos segredos da vida, enquadrando-se na cosmovisão científica. O movimento pedagógico inaugurado por ele chegou a ser conhecido, sob o nome de uma fábrica de cigarros, como o Movimento Escolar Waldorf  [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria de Sylvio Cotellessa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Uberlândia.

Referências

HEMLEBEN, Johannes. Rudolf Steiner: monografia ilustrada, São Paulo: Ed. Antroposófica, 1984.

KÜGELGEN, Helmut von. La Educacion Como Obra de Arte, México: Editorial Antroposófica, 1984.

LANZ, Rudolf. A Pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano, São Paulo: SUMMUS, 1979.

STEINER, Rudolf. A educação da criança: segundo a ciência espiritual, São Paulo: Ed. Antroposófica, 1984.

Downloads

Publicado

2009-04-06

Como Citar

COTELLESSA, A. M. de S. Um ensino mais humano baseado na Pedagogia Waldorf. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 3, n. 5/6, p. 31–35, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v3a1989-1908. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1908. Acesso em: 22 dez. 2024.