O PROBLEMA DA CAUSA FINALIS EM OCKHAM
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n50a2011-05Palavras-chave:
Ockham. Causa finalis. Teleologia. Franciscanismo. Metapolítica.Resumo
*Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Assessor do bureau científico da Société Internationale pour L'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM).
O problema da causa finalis em Ockham
Resumo: Neste artigo pretendemos demonstrar que a nova compreensão de causa finalis, formulada por Ockham, inaugura uma nova postura teórica na qual se funda a crítica à teleologia da filosofia clássica e escolástica, rumo a uma mudança de paradigma. Isso vai significar, em termos heideggerianos, num novo princípio epocal, pelo qual Ockham será chamado de Inceptor da via moderna. Não acreditamos que seja Ockham único e exclusivo responsável por esta mudança, mas sim que as suas novas formulações minam seriamente uma das principais bases da tradição filosófica, qual seja a teleologia.
Palavras-chave: Ockham. Causa finalis. Teleologia. Franciscanismo. Metapolítica.
Abstract: This article aims to demonstrate that the new understanding of causa finalis formulated by Ockham inaugurates a new theoretical stance on which is founded a critique on the teleology of classic and scholastic philosophies, towards a paradigm shift. It will mean, in Heideggerian terms, beginning a new epoch for which will be called Ockham Inceptor modern track. We don't believe that it is Ockham the only responsible for this change, but that his new formulations seriously undermine one of the main bases of the philosophical tradition, which is teleology.
Keywords: Ockham. Causa finalis. Teleology. Franciscanism. Metha-politics.
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Data de registro: 10/12/2010
Data de aceite: 16/02/2011
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