Abordagem antirreducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde

Autores

  • Liziane Martins Universidade do Estado da Bahia - Uneb
  • Valter Forastieri Cova Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p843a859

Palavras-chave:

Abordagem biomédica. Posições explanatórias. Filosofia. Ensino de ciências.

Resumo

*Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

**Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). 

Abordagem antirreducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde

Resumo: Esse trabalho inicialmente apresenta um estudo introdutório acerca das críticas da epistemologia contemporânea de saúde e sua aplicação ao universo do saber em saúde, procurando explorar algumas contribuições dessas críticas para atenção à saúde biomédica e sua consequente repercussão na Educação em Saúde. Em seguida, apresentamos as quatro abordagens sobre posições explanatórias: atomismo, holismo, reducionismo e antirreducionismo, para entendermos a importância de um embasamento filosófico nas discussões de saúde e suas consequências no ensino. Por fim, tenta-se mostrar as implicações da filosofia na formação dos professores para uma maior compreensão do ensino de Ciências, mais especificamente da educação em saúde.

Palavras-chave: Exploração. Concentração. Tecnologia. Formação de professores.

Abordagem antirreducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde

Abstract: This paper initially presents an introductory study about the critical of contemporary health epistemology and its application to the universe of knowledge in health, looking to explore some of these critical contributions to biomedical health care and its consequent impact on Health Education. Afterwards, we show four approaches about explanatory positions: atomism, holism, reductionism and anti-reductionism, to understand the importance of a philosophical basis in discussions of health and its impact on education. Finally, try to show the implications of philosophy in teacher's education for a better understanding of the Science Education, more specifically in Health Education.

Keywords: Biomedical approach. Explanatory positions. Philosophy. Science education.

Data de registro: 16/03/2014

Data de aceite: 22/10/2014

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Biografia do Autor

Liziane Martins, Universidade do Estado da Bahia - Uneb

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: lizimartins@gmail.com

Valter Forastieri Cova, Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). E-mail: forastieri_biologia@yahoo.com.br

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Publicado

2016-03-21

Como Citar

Martins, L., & Cova, V. F. (2016). Abordagem antirreducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 29(58), 843–859. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p843a859