Alfabetização de adultos.

In.: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos - Paulo Freire

Autores

  • Márcio Chaves-Tannús Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2003

Palavras-chave:

Alfabetização, Adultos, Político, Social, Analfabetismo

Resumo

Paulo Freire começa o artigo em questão tentando caracterizar o que ele chama “concepção ingênua do analfabetismo” (p. 13). Para tanto, ele nos fornece, de início, dois traços definitórios desta concepção. O primeiro seria o entender o analfabetismo como algo a ser sanado, curado do organismo social. O segundo, o de considerá-lo como resultado da falta de inteligência e da preguiça notória dos analfabetos. A estreita desta concepção determinaria, segundo o autor, o caráter mecânico, inadequado da solução que ela propõe ao problema. O processo de alfabetização seria visto como o ato de transferência cumulativa de palavras e sílabas do alfabetizador ao alfabetizando. Ainda decorres dos estreitos limites desta concepção seriam a atitude messiânica frente ao alfabetizando, assumindo como indivíduo a ser salvo, e finalmente uma visão mágica da palavra que enxerga como algo a ser mecanicamente repetido como se se tratasse de um ritual. Descrição sombria de uma concepção a ser naturalmente evitada. [...]

Palavras-chave: Alfabetização; Adultos; Político; Social; Analfabetismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Chaves-Tannús, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor no Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

FREIRE, P.: A alfabetização de adultos – Crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979. P.p.: 12-23.

Downloads

Publicado

2009-04-28

Como Citar

CHAVES-TANNÚS, M. Alfabetização de adultos. : In.: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos - Paulo Freire. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 123–125, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2003. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2003. Acesso em: 25 fev. 2024.