Currículo e produção de identidades

ética como saber escolar

Autores

  • Selva Guimarães Fonseca Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Wilson Francisco Correia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-614

Palavras-chave:

Educação, Ética, Paidéia, Modelos curriculares de educação ética

Resumo

Esse trabalho objetiva apresentar e discutir reflexões resultantes de uma pesquisa realizada no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que aborda os significados e dimensões da educação ética no Ensino Fundamental brasileiro a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados pelo Ministério da Educação do Brasil, no ano de 1997. Nesses documentos, a educação ética é apresentada como eixo vertebral da formação para a cidadania.

Para realizar a pesquisa, partimos do estudo de alguns aspectos das ontologias paradigmáticas ocidentais, particularmente a Paidéia grega (Jaeger, 1996), o teocentrismo medieval e o ideal pedagógico iluminista. Em seguida, analisamos os paradigmas de construção do currículo e os modelos curriculares de educação ética, em face do que investigamos o significado de ética dos PCN no contexto do sistema educacional brasileiro. [...]

Palavras-chave: Educação; Ética; Paidéia; Modelos curriculares de educação ética.

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Biografia do Autor

Selva Guimarães Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Titular da FACED/UFU.

Wilson Francisco Correia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela UNICAMP.

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Publicado

2008-07-15

Como Citar

FONSECA, S. G.; CORREIA, W. F. Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 225–239, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-614. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

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