A imprensa periódica educacional

as revistas de ensino e o estudo do campo educacional

Autores

  • Denice Barbara Catani Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-928

Palavras-chave:

Educação, Revistas pedagógicas, Potencialidades das revistas especializadas em educação

Resumo

O texto tem por objetivo descrever e analisar as potencialidades das revistas especializadas em educação como fonte para o estudo da constituição e da dinâmica do campo educacional numa perspectiva histórica. Descreve o estágio atual da pesquisa sobre a imprensa periódica educacional no Brasil e na Europa, noticiando a realização de estudos específicos sobre o tema. Procura também estabelecer uma cronologia das revistas pedagógicas oficiais paulistas e indicar fontes que facilitam o estudo e a localização de dados sobre os periódicos.

Palavras-chave: Educação; Revistas pedagógicas; Potencialidades das revistas especializadas em educação.

 

Abstract: The aim of this text is to describe and analyse the potentialities of the educational journals as sources to the study of the constitution and dynamics of the educational field in a historical perspective. The text describes the present situation of the researches on educational periodic press in Brazil and in Europe, giving information about specific studies on this subject. It also intends to stablish a chronology of the official pedagogic press in São Paulo and to indicate sources that make it easier to find information about the periodics and to study them.

Keywords: Education; Pedagogical periodics; The potentialities of the educational journals.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Referências

AMARAL, Antonio B. "Nossas revistas de cultura: ensaio histôrico-literério". Revista do Arquivo Municipal, Sâo Paulo, Vol. CLXXIV, jul/set, 1968, p. 125-175.

AZANHA, José Mério P. "Cuttura Escolar Brasileira: um programa de pesquisas". Revista USP, 8, dez-jan-fev, 1990-1991, p. 65-69. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i8p65-69

BASTOS, Maria Helena C. O Novo e o Nacionai em Revista : a Revista do Ensino do Rio Grande do Sui (1939-1942). Sâo Paulo, FEUSP, 1994, tese de doutoramento.

BOURDIEU, Pierre. "Campo do poder, campo intelectual e habitus de classe". ln: A Economia das Trocas Simbélicas (org.) Sérgio Miceli. Sâo Paulo, Perspectiva, 1974.

BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo, Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, Pierre."Quelques proprietés des champs". ln: Question de Sociologie, Paris, Minuit, 1980.

BUFFA, Ester Ideologias em Conflito: Escola Püblica X Escola Privada. Sâo Paulo, Cortez e Moraes, 1979.

CAMARGO, Marilena AP. J. G. & VIDAL, Diana G. "A imprensa periódica especializada em educação e a pesquisa histórica: estudos sobre o Boletim de Educaçao Pública e a RBEP". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, n 0 175, INEP, Brasilia - DF, 1993 (aceito para publicação).

CASPARD, Pierre. "La presse d'éducation et d'énseignement du XVIII e siècle a 1940 - A propos d'un repertoire". Paris, Institut National de Recherche Pedagogique. Travaux de Didactique du FIE, no 20 (1988).

"La presse d'éducation: portrait de famille - Entretien avec Pierre

CASPARD, Pierre. Historiens e Geographes (Revue de I'Association des Professeurs d'Histoire et de Geographie), n.339, février - mars, 1993, p. 89-93.

CASPARD, Pierre. La Presse d'Éducation et d'Enseignement: XVIIIe Siècle - 1940, Tome I - IV. Paris, INRP, 1981-1993.

CATANI, Denice B. Educadores à Meia-Luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo - 1902-1919. São Paulo, FEUSP, 1989, tese de doutorado.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 115–130, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-928. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928. Acesso em: 15 set. 2024.