A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função
Palavras-chave:
Atuação do Orientador Educacional, Função do Orientador Educacional, Escolas estaduaisResumo
Este estudo se propõe a analisar o papel e a prática/atuação do Orientador Educacional nas escolas estaduais de 1° Grau existentes na cidade de Uberlândia, a fim de buscar nesta atuação, práticas de orientação educacional que possam contribuir para a melhoria da escola pública.
Portanto, realizou-se entrevistas com 13 Orientadores Educacionais, e a partir de seus relatos e da percepção que os mesmos manifestaram de sua função e de seu papel, foi uma análise crítica do trabalho desenvolvido por estes profissionais.
Pudemos constatar, de acordo com a pesquisa desenvolvida, que a orientação educacional, na prática, não tem objetivos definidos, assumindo características diferentes de uma escola para outra. Esses objetivos introjetados pelos orientadores, às vezes, mais claros para uns, mais difusos para outros, estão ligados ao conceito de Educação, de Orientação e ao tipo de homem que se quer formar.
Tais conclusões levam à necessidade de uma revisão e reorientação do trabalho de orientação educacional nas escolas estaduais.
Palavras-chave: Atuação do Orientador Educacional; Função do Orientador Educacional; Escolas estaduais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Zaida Barros Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.