Dispositivos da Formação Teórica Queer: contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-63270

Palavras-chave:

Gênero, Teorias Queer, Michel Foucault, Jacques Derrida

Resumo

Resumo: O presente artigo busca discutir as contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida para a formulação da teoria queer, apresentando algumas de suas propostas teóricas que passeiam e incorporam movimentos políticos e acadêmicos, bem como corpos em constante construção de si, incorporados por enunciados de gênero, suas oposições, mas também por suas Différances. Para isso, apresentamos inicialmente os itinerários históricos dos movimentos políticos queer, ou seja, uma pragmática que se dará ao longo da sua construção, base para o pensamento teórico. A seguir, apresentamos o pensamento desses autores como pressupostos para a potencialização, tanto dessa pragmática, como de dispositivos que compõem a analítica das normalizações dos gêneros e para além deles, constitutivas da Teoria Queer.

Palavras-chave: Gênero; Teoria Queer; Michel Foucault ; Jacques Derrida

Devices of Queer Theoretical Formation: contributions from Michel Foucault and Jacques Derrida

Abstract: This article aims to discuss the contributions of Michel Foucault and Jacques Derrida to the formulation of queer theory, presenting some of their theoretical proposals that walk and incorporate political and academic movements, as well as bodies in constant construction of themselves, incorporated by statements of gender, its oppositions, but also for its Différances. For this, we initially present the historical itineraries of queer political movements, that is, a pragmatics that will take place throughout their construction, the basis for theoretical thinking. In sequence, we present the thought of these authors as presuppositions for the potentializing of both this pragmatics and devices that make up the analysis of the normalizations of genres and beyond them, which are constitutive of the Queer Theory.

Keywords: Gender; Queer Theory; Michel Foucault; Jacques Derrida

Dispositivos de la formación teórica queer: contribuciones de Michel Foucault y Jacques Derrida

Resumen: Este artículo busca discutir los aportes de Michel Foucault y Jacques Derrida a la formulación de la teoría queer, presentando algunas de sus propuestas teóricas que caminan e incorporan movimientos políticos y académicos, así como cuerpos en constante construcción de sí mismos, incorporados por declaraciones de género, sus oposiciones, pero también por sus Différances. Para eso, presentamos inicialmente los itinerarios históricos de los movimientos políticos queer, o sea, una pragmática que se irá dando a lo largo de su construcción, base del pensamiento teórico. La continuación, presentamos el pensamiento de estos autores como presupuestos para la potencialización tanto de esta pragmática como de los dispositivos que componen el análisis de las normalizaciones de géneros y más allá de ellos, que son constitutivos de la Teoría Queer.

Palabras clave: Género; Teoría Queer; Michel Foucault; Jacques Derrida

Data de registro: 16/09/2021

Data de aceite: 19/01/2022

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Biografia do Autor

Antonio Leonardo Figueiredo Calou, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista CAPES. E-mail: leo.calou@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8982146061374788. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6795-7200.

Maria Teresa Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgPsi/UFRN). Email: tlnobre@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1234091318043836. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5085-4296.  

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Publicado

2022-02-08

Como Citar

CALOU, A. L. F.; NOBRE, M. T. Dispositivos da Formação Teórica Queer: contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 75, p. 1457–1488, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-63270. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63270. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos