Moral Asepsis in Education

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DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-54953

Palavras-chave:

Ethics, Moral, Education, Human Condition

Resumo

Moral asepsis in education

Abstract: The purpose of this article is to question the alleged dissociation between ethics and morals and its consequences for the education, from a hermeneutic perspective. Starting from the hypothesis that theorizations and educational and pedagogical ramifications have been disregarding the discussions on morals and their normative, prescriptive and even pragmatic demands, for the adoption of a posture of permanent suspension, relativization and criticism, at theoretical and practical levels. Such a perspective, in educational contexts, would lead to the abandonment and refusal of reasonable and minimally stable values, which are essential to the justification of the very reason for educating. Consequently, these writings have three key purposes: to understand the causes of the controversial, although necessary, dissociation between ethics and morals; to question the relationship between human becoming, its educational capacity and the moral subject; and to demonstrate the correspondence between ethics, morals and education.

Keywords: Ethics; Moral; Education; Human Condition.

De la asepsia moral en la educación

Resumen: El presente artículo problematiza, a la luz de una perspectiva hermenéutica, el supuesto de la disociabilidad entre la ética y la moral y sus consecuencias para la educación. Parte de la hipótesis que las teorizaciones y desdoblamientos educativos y pedagógicos han pasado a través de los debates sobre la moral y sus demandas normativas, prescriptivas y hasta pragmáticas, en el nombre de la adopción, tanto a nivel teórico como práctico, una postura de permanente suspensión, relativización y crítica. En contextos educativos, tal perspectiva conduciría al abandono y rechazo de valores razonables y mínimamente estables, indispensables para la justificación de la propria razón para educar. Ante esto, estos escritos se orientan según tres propósitos fundamentales: comprender las causas de la controvertida, aunque necesaria, disociación entre ética y moral; problematizar la relación entre el devenir humano, su educabilidad y la cuestión moral; y demostrar la copertenencia entre ética, moral y educación.

Palabras clave: Ética; Moral; Educación; Condición humana.

Da assepsia moral na educação

Resumo: O presente artigo problematiza, à luz de uma perspectiva hermenêutica, o suposto da dissociabilidade entre ética e moral e suas consequências para a educação. Parte da hipótese de que as teorizações e os desdobramentos educacionais e pedagógicos têm preterido as discussões sobre a moral e as suas demandas normativas, prescritivas e até pragmáticas, em nome da adoção, tanto em nível teórico quanto prático, de uma postura de permanente suspensão, relativização e crítica. Em contextos educativos, tal perspectiva estaria conduzindo ao abandono e à recusa de valores razoáveis e minimamente estáveis, indispensáveis à justificação da própria razão de educar. Diante disso, estes escritos orientam-se segundo três propósitos fundamentais: compreender as causas da controversa, apesar de necessária, dissociação entre ética e moral; problematizar a relação entre o devir humano, a sua educabilidade e a questão moral; e demonstrar a copertença entre ética, moral e educação.

Palavras-chave: Ética; Moral; Educação; Condição Humana.

Data de registro: 21/05/2020

Data de aceite: 29/09/2021

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Biografia do Autor

Vania Lisa Fischer Cossetin, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

* Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC). Professora na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). E-mail: vania.cossetin@unijui.edu.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8722-9235 . Lattes: http://lattes.cnpq.br/6579568245153815

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

COSSETIN, V. L. F. Moral Asepsis in Education. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 73, p. 393–422, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-54953. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54953. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos