Ensino médio e ensino técnico
de volta ao passado?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-846Palavras-chave:
Educação, Ensino médio e técnico, Dualidade da educação BrasileiraResumo
Se exarminarmos as transformações ocorridas no sistema de ensino brasiliero, dos anos 30 até os 80, podemos cocluir, facilmente, que havia nele uma nítida tendência de unificação dos segmentos destinados à educação geral com os de educação profissional. Ainda que houvesse um movimento de recomposição da dualidade, a tendência à unificação era predominante.
Com efeito, até o início da década de 30 e mesmo ao fim dos anos 40, havia uma clara divisão entre dois segmentos opostos do sistema educacional, que o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) chamou de ensino primário-profissional e de ensino secundário-superior. Durante sua breve estada à frente da Diretoria de Educação do Distrito Federal (1931/35), Anísio Teixeira procurou alterar esse quadro de modo convergente com o Manifesto que ele ajudara a formular. O ensino profissional não só foi transferido para o nível pós-primário, como, também, foram criadas escolas técnicas-secundárias, cujo objetivo era preparar os quadros médios de cultura geral e de cultura técnica para todos os tipos de trabalho - inclusive para o trabalho intelectual. Diversificando o ensino médio com base numa ampla rede de programas variados, entendia-se que a dualidade da educação brasileira deixaria de existir (TEIXEIRA, 1997).
No entanto, a política educacional do Estado Novo, que então se gestava no plano federal, pretendia justamente o reforço da dualidade. [...]
Palavras-chave: Educação; Ensino médio e técnico; Dualidade da educação Brasileira.
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