Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-59937

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação, Desenvolvimento profissional, Processo dialético

Resumo

Resumo: Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias à profissão.  A partir da discussão dos fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, concluiu-se que o mesmo é o movimento histórico e dialético de constituição das maneiras de pensar, sentir e agir do professor e se manifesta nas suas relações pessoais, profissionais e institucionais.

Palavras-chave: Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético. 

Dialectical Foundations of Professional Teaching Development

Abstract: This text aims to develop discussions on the dialectical foundations of professional teaching development. It is structured in the literature review based on ideas of authors that address studies about the professional teaching development and in the concept of the development grounded on the general laws of Dialectical Historical Materialism. Among the results found due the study, we highlight the comprehension that the analyzed authors hold discussion on the professional teaching development as a constitution process of being a teacher related to the knowledge acquisition and the necessary competences in the profession. From the discussion on dialectical foundations of professional teaching development, it was concluded that it is the historical and dialectical movement of constitution of ways of thinking, feeling, and acting as a teacher and it is manifested in its personal, professional, and institutional relations.

Keywords: Research And Education; Professional Development; Dialectical Process.

Fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants

Résumé: Ce texte vise à développer discussion sur les fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants. On structure dans la révision de littérature basée sur les idées d'auteurs qui abordent études sur le développement professionnel des enseignants et dans le concept de développement fondé dans les lois générales du Matérialisme Historique Dialectique. Parmi les résultats constatés avec l'étude, on met en évidence la compréhension que les auteurs analysés réalisent discussion du développement professionnel des enseignants comme processus de constitution d’être professeur lié à l'acquisition de connaissances et compétences nécessaires à la profession. À partir de la discussion des fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants, on a été conclu le même est le mouvement historique et dialectique de constitution des façons de penser, de sentir et d'agir du professeur et se manifeste dans ses relations personnelles, professionnelles et institutionnelles. 

Mots-clés: Recherche Et Education; Développement Professionnel; Processus Dialectique.

Data de registro: 20/03/2021

Data de aceite: 15/03/2022

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Biografia do Autor

Francisco Antonio Machado Araujo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).  Professor Adjunto  na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) . E-mail: chiquinhophb@gmail.com.  ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-8443-6853. LATTES: http://lattes.cnpq.br/7901115696539402

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Associada da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: vilacosme@ufpi.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1675-1808. LATTES: http://lattes.cnpq.br/5468244900105501

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

ARAUJO, F. A. M.; CARVALHO, M. V. C. de. Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 77, p. 917–950, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-59937. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos