Trajetória do movimento docente do ensino superior

um resgate histórico da origem e desenvolvimento da ANDES

Autores

  • Alaíde Rita Donatoni Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-750

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior no Brasil, Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior

Resumo

O objetivo deste trabalho é resgatar historicamente a trajetória do movimento docente do ensino superior no Brasil, desde sua origem até o ano de 1994, entendendo que, para isso, é necessário reconstruir e analisar, também, a história do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior – ANDES-SN – e de algumas Associações Docentes – Ads. Isto se deve ao fato de não se perder de vista a importância deste Sindicato, considerado pela maioria das Associações Docentes a ele filiadas como o mais legítimo e representativo em todo território nacional, não apenas por sua contribuição na organização nacional dos docentes, mas, também, por sua importância na condução das lutas pelas conquistas sociais do movimento. [...]

Palavras-chave: Educação; Ensino Superior no Brasil; Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alaíde Rita Donatoni, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2008-09-01

Como Citar

DONATONI, A. R. Trajetória do movimento docente do ensino superior: um resgate histórico da origem e desenvolvimento da ANDES. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 14, n. 27/28, p. 295–296, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-750. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/750. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações