Agonia do Eros e a Educação
HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-62482Palavras-chave:
Agonia do Eros, Filosofia da EducaçãoResumo
Resenha da obra: HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
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A educação, de maneira geral, sempre esteve mais preocupada em conter os desejos dos(as) educandos(as) do que em dar vazão a eles. A ordenação de tempos, práticas e espaços vem sendo prioridade nas instituições educativas em detrimento do caos das volições, que motivam interações de outra ordem e, em maior ou menor medida, permeiam as relações sociais – aquilo que nos faz humanos, que nos impele a pensar e praticar a educação, que nos insta a nos depararmos com o extraordinário outro. O outro é sempre a desordem. Representa o caos que desacomoda nossa mesmidade e, por isso, nos transforma, nos convida a imaginar/pensar/ser para além do que somos, nos conduz a alguma transformação – e isso é educação. Esta pressupõe aquela. Não se educa sem transformar.
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Data de registro: 22/07/2021
Data de aceite: 01/12/2021
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Referências
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HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
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